Operação apreende cerca de 2,5 toneladas de agrotóxicos irregulares

Origem dos produtos encontrados está sob investigação, sendo parte suspeita de falsificação e outra fruto de roubo ocorrido em São Paulo, no último ano, de acordo com a Polícia Civil

Foto: Polícia Civil

Fiscais estaduais agropecuários da Unidade Regional Rio das Antas, da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa), deram apoio a uma operação realizada pela Polícia Civil, por meio da Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Rurais (DERCR), que resultou na apreensão de cerca de 2,5 toneladas de defensivos agrícolas falsificados, em um comércio de Anápolis, na última segunda-feira (20/05). No galpão da empresa, foram encontrados mais de 80 galões de 20 litros de inseticida, sem origem confirmada pela fabricante, e sete galões de 20 litros de fungicida que a Polícia Civil informou se tratar de um lote proveniente de um assalto ocorrido em São Paulo, em outubro de 2023, num valor estimado em mais de R$ 400 mil.

Durante a abordagem, a equipe da Agrodefesa solicitou a apresentação da nota fiscal da compra do lote de produtos. O comércio apresentou notas, provavelmente adulteradas por distribuidor intermediário, que já foi alvo de operações da própria Polícia Civil de Goiás e também de Minas Gerais. Os produtos permanecerão apreendidos e as investigações prosseguem para identificação dos responsáveis pela fabricação e do roubo destes produtos.

Conforme explica o coordenador da Unidade Regional Rio das Antas, Marcelo Sales, é importante que revendas de produtos e até mesmo os produtores se certifiquem acerca da origem de produtos adquiridos. “O comércio de defensivos agrícolas deve sempre estar respaldado na garantia da origem legal dos produtos. Os responsáveis por estabelecimentos que comercializam estes produtos devem adquirir de fabricantes com registro no Ministério da Agricultura e Pecuária ou de distribuidores com registro no Órgão Oficial de Defesa Agropecuária do Estado, e sempre acompanhados da nota fiscal”, reforça.

Comunicação Setorial da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) – Governo de Goiás

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo