Missão técnica do USDA reforça interesse na importação de abóbora de Goiás
Durante dois dias, auditoras avaliaram sistemas de controle de pragas e processos produtivos em áreas cultivadas de três municípios de Goiás
Após visitar hoje (10/11) lavouras de produção de abóbora nos municípios de Uruana, Carmo do Rio Verde e Jaraguá, as auditoras fiscais do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) que estão em missão técnica no Brasil reforçaram o interesse daquele país em importar abóbora de Goiás.
Os trabalhos da equipe foram iniciados na segunda-feira em Goiânia, onde as técnicas receberam informações sobre o Sistema de Mitigação de Riscos (SMR) da praga Anastrepha grandis (mosca dos frutos) em cucurbitáceas e também conheceram o laboratório de Análises de Amostras da Universidade Federal de Goiás.
Na visita ao Brasil, que abrange os Estados de Goiás e Minas Gerais, as auditoras Melody Maxwell e Thereza Barros são acompanhadas pela coordenadora geral de Fiscalização e Certificação Fitossanitária Vegetal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Edilene Cambraia Soares. Ao longo de toda a programação realizada em Goiânia e nas lavouras, as técnicas fizeram muitos questionamentos para esclarecer dúvidas e anotações para serem apresentadas às autoridades fitossanitárias do USDA.
As atividades em Goiás contaram com a participação da gerente de Sanidade Vegetal da Agrodefesa, Daniela Rézio e Silva, e do coordenador do SMR, Mário Sérgio de Oliveira. As visitas às lavouras foram acompanhadas também pelos fiscais estaduais agropecuários engenheiros agrônomos Juan Carlos Saavedra e Vicente de Paula Silva, ambos ligados à Unidade Regional Rio das Almas (Ceres) da Agrodefesa.
No final da visita, as auditoras do USDA agradeceram pelo acolhimento, parabenizaram as equipes pela organização e disseram que as atribuições de cada agente (Ministério, Agrodefesa, Responsáveis Técnicos e produtores) estão muito bem definidas, contribuindo para melhorar ainda mais os processos produtivos.
Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) – Governo de Goiás – 3201-3546
Auditoras Melody Maxwell e Thereza Barros recebem informações de técnicos do Mapa, da Agrodefesa e de produtores
As técnicas colhem dados técnicos para serem apresentados à área de fitossanidade do USDA