Ministério da Agricultura reafirma conformidade do Serviço de Inspeção Estadual da Agrodefesa
Resultado foi apontado por auditores federais agropecuários após verificação dos processos de inspeção executados pela Agência e visitas a empresas goianas fabricantes de produtos de origem animal
O Serviço de Inspeção Estadual (SIE) da Agência Goiana de Defesa Agropecuária consolidou a manutenção do seu status de equivalência ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-POA) do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). Foi o que ficou demonstrado em auditoria realizada esta semana por uma equipe de auditores federais agropecuários após verificar toda a parte documental do SIE e também fazer visitas para avaliar a eficácia do serviço em empresas processadoras de produtos de origem animal.
O presidente da Agência, José Ricardo Caixeta, comemorou o resultado, que, segundo ele, demonstra que a Agrodefesa está cumprindo seu papel de garantir alimentos de qualidade aos cidadãos. “O resultado da auditoria é um estímulo e vamos continuar trabalhando para que o SIE aperfeiçoe cada vez mais os seus procedimentos, em especial na inspeção dos empreendimentos que processam produtos de origem animal”, ressaltou ele.
A manutenção do status de equivalência ao Sisbi-POA é importante porque garante à Agrodefesa autonomia conferida pelo Mapa, de autorizar que indústrias goianas de processamento de produtos de origem animal possam comercializar sua produção para todo o território nacional e não apenas em Goiás. Vale destacar que, desde 2014 a Agrodefesa mantém esse status, porque em todas as demais auditorias realizadas os técnicos do Mapa verificaram a conformidade nos procedimentos.
Oportunidade de melhorias
Conforme o gerente de Inspeção da Agrodefesa, Paulo Viana Filho, os processos operacionais do SIE vão continuar passando por aperfeiçoamento com base nas observações feitas pelos auditores fiscais do Mapa. Ele explicou que na reunião de fechamento dos trabalhos houve muitas discussões e sugestões, especialmente porque o SIE está executando agora uma nova ferramenta que é a inspeção com base em riscos, detectando com mais precisão possíveis desvios que possam ocorrer no âmbito dos estabelecimentos de produção.
Nesta etapa do trabalho, os auditores federais analisaram toda a parte documental relativa à inspeção, os processos operacionais, os resultados obtidos e outros aspectos relativos à assertividade do trabalho. A equipe também visitou dois frigoríficos e duas indústrias de laticínios onde puderam verificar e comprovar a efetividade das ações de inspeção da Agrodefesa. Segundo Paulo Viana, a auditoria cumpriu seu papel, sendo que um relatório final ainda será elaborado e repassado posteriormente à Agncia para novas providências.
Equipe do Acre
Também esta semana, a Gerência de Inspeção da Agrodefesa recebeu uma equipe técnica do Instituto de Defesa Agroflorestal do Estado do Acre, que veio a Goiânia em busca de informações e orientações que possam ser implementadas no aprimoramento do serviço de defesa sanitária animal e vegetal naquele Estado. Os técnicos do Acre focaram principalmente na questão da Inspeção de Produtos de Origem Animal.
Equipe de auditores federais agropecuários do Ministério da Agricultura com fiscais da Gerência de Inspeção após conclusão da auditoria
Técnicos do Instituto de Defesa Agroflorestal do Estado do Acre reunidos com os fiscais da Agrodefesa na Gerência de Inspeção
Agência Goiana de Defesa Agropecuária – Governo de Goiás