Labvet da Agrodefesa recebe visita técnica do CRMV/GO
Encontro constatou que a unidade atende os requisitos presentes na Resolução nº 1.374/2020 do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), que analisa questões de Responsabilidade Técnica, laboratórios de patologia veterinária, entre outras providências
O Laboratório de Análise e Diagnóstico Veterinário (Labvet), pertencente à rede de laboratórios da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa), recebeu visita técnica, na quinta-feira (15/08), de representantes do Conselho Regional de Medicina Veterinária de Goiás (CRMV/GO). O encontro buscou constatar se a unidade atende os requisitos presentes na Resolução nº 1.374/2020 do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV).
A normativa dispõe sobre a Responsabilidade Técnica, atividades clínico-laboratoriais, estrutura e funcionamento dos laboratórios clínicos de diagnóstico veterinário, laboratórios de patologia veterinária, entre outras providências. Na oportunidade, foi constatado que o laboratório atende todos os requisitos presentes na referida resolução.
O Labvet está em funcionamento desde a década de 1980 e é responsável pela realização de exames veterinários de interesse para defesa sanitária animal, saúde pública e particulares. Entre os exames realizados pelo Laboratório estão o de Anemia Infecciosa Equina (AIE), Mormo, Brucelose, Raiva, Peste Suína Clássica e Síndrome Respiratória e Reprodutiva dos Suínos.
Além destes diagnósticos, o laboratório conta também com o setor de microbiologia e parasitologia que atende aos médicos veterinários e produtores rurais, com a realização de cultura e antibiograma para tratamento de mastite bovina, bem como a produção de autovacina para papilomatose bovina.
De acordo com o gerente do Labvet, Thiago Menegazzo Montes, a constatação por parte do CRMV confirma as condições técnico estruturais do laboratório para realização de exames, garantindo qualidade e confiabilidade ao serviço prestado. “Seguimos as normas do CFMV, da ABNT ISSO/IEC 17025 quanto aos requisitos gerais para competência de laboratórios, permitindo assim possuir a acreditação junto à Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro para diferentes escopos. São diversos órgãos que atestam o trabalho realizado pela Agrodefesa no Labvet e que dão ainda mais credibilidade e confiabilidade para o médico veterinário que depende dos resultados dos nossos exames para cuidar da saúde dos rebanhos goianos”, ressalta.
A visita técnica foi realizada pela agente fiscal do CRMV/GO, Larissa Pereira Fernandes, acompanhada pelo gerente do Labvet, Thiago Menegazzo Montes, e pelas fiscais estaduais agropecuárias da Gestão da Qualidade do laboratório, Yara Luiza Costa e Gabrielly Fernandes Salazar.
Comunicação Setorial da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) – Governo de Goiás