LABVET CONQUISTA NOVOS ESCOPOS DE ACREDITAÇÃO
O Laboratório de Análise e Diagnóstico Veterinário – LABVET da Agência Goiana de Defesa Agropecuária – AGRODEFESA passou novamente por auditoria e pela quarta vez obteve o reconhecimento de laboratório público acreditado pela CGCRE/INMETRO. Esta acreditação autoriza o LABVET a incluir no seu escopo de análises laboratoriais os exames de Mormo e Peste Suína Clássica pela técnica de ELISA, bem como mantem os escopos que foram aprovados em auditorias anteriores. Assim, a partir de agora, o escopo do LABVET passa a ser de exames para o diagnóstico de Anemia Infecciosa Equina; Mormo para trânsito nacional e internacional; Brucelose e Peste Suína Clássica.
Para o Gerente do LABVET, Rafael Vieira, a acreditação pela CGCRE/INMETRO significa outorgar ao laboratório um certificado de avaliação que expressa a conformidade com um conjunto de requisitos estabelecidos na norma ABNT NBR ISO/IEC 17025:2017 e representa o reconhecimento formal da competência técnica do laboratório, sendo uma maneira segura de identificar que a instituição oferece a máxima confiança nos seus serviços prestados aos usuários.
Na auditoria do LABVET foi constatado que o laboratório de diagnóstico animal da AGRODEFESA atende à legislação vigente, preza pelo bom atendimento ao cliente, cumpre boas práticas para realização dos ensaios, garante a validade dos reagentes e produtos utilizados, realiza calibração de aparelhos e equipamentos, faz capacitação da sua equipe de trabalhadores e permite toda a rastreabilidade do processo. Demonstrando a confiabilidade nos resultados gerados pela instituição.
Segundo o Presidente da Agrodefesa, José Essado, para manter o status de acreditado pelo Inmetro, o LABVET percorreu um longo caminho, sendo relevante destacar o comprometimento de toda a equipe de servidores do laboratório, da Diretoria da Agrodefesa, além do apoio de investimento financeiro do Fundepec e do Governo de Goiás. O presidente reforça que a Agrodefesa está se modernizando para acompanhar o desenvolvimento do agronegócio e melhor atender os produtores rurais do Estado de Goiás. Pensando nisso, novos investimentos serão feitos para estruturação do setor de diagnóstico de Salmonela e Micoplasma Aviária em atendimento às demandas do Programa Estadual de Sanidade Avícola, justamente por representar um importante campo da economia goiana.