Integração da GTA e Nota Fiscal Avulsa fica suspensa durante o carnaval, mas pecuaristas não serão prejudicados

Agrodefesa explica que situação decorre de mudanças na área de Tecnologia da Secretaria da Economia. Emissão de GTA segue normal e Nota Fiscal pode ser obtida nas Agenfas, no Vapt Vupt ou NFA-Web

A Secretaria da Economia, por meio da Superintendência de Tecnologia da Informação (STI), suspende temporariamente a integração do processo de emissão de Guias de Trânsito Animal (GTA), que é feito pelo Sistema de Defesa Agropecuária de Goiás (Sidago), da Agrodefesa, e a Nota Fiscal Avulsa. A medida decorre da migração das aplicações do Mainframe (computador de grande porte) para nova plataforma.

O procedimento de migração teve início às 19 horas de hoje (17/2), com previsão de término à meia noite da próxima terça-feira (21/2).  Neste período, os sistemas finalísticos vinculados à Secretaria da Economia ficam totalmente ou parcialmente indisponíveis.

O gerente de Tecnologia da Agrodefesa, Carlos Howes, explica que a emissão de GTA segue normalmente no sistema Sidago. Já a Nota Fiscal pode ser obtida nas Agenfas, unidades do Vapt Vupt ou NFA-Web. Outros serviços como emissão de Termo de Transferência Animal (TTA), Permissão de Trânsito Vegetal (PTV), Autorização de Trânsito Vegetal (ATV), consulta de rebanho/ficha e emissão de DARE têm funcionamento normal no período.

Modernização

A migração das aplicações é mais uma ação do processo de modernização do parque tecnológico da atual gestão da Economia. “O período do feriado de carnaval foi escolhido para mitigar o impacto que pode causar aos colaboradores da Economia e de outras secretarias do governo estadual e aos contribuintes”, explica o superintendente de Tecnologia da Informação da Economia, Gustavo Vieira Tomás. 

O projeto de migração dos sistemas do Mainframe para a plataforma x86 no Data Center Corporativo foi iniciado em fevereiro do ano passado, pela STI em parceria com a Subsecretaria de Tecnologia da Informação da Secretaria de Desenvolvimento e Inovação (SEDI). É um processo complexo executado em várias etapas ao longo desse período. “O novo ambiente ganha em performance, com a redundância de dados e, consequentemente, alta disponibilidade dos serviços para os usuários internos e para os contribuintes”, ressalta Gustavo. 

A Superintendência de Tecnologia da Informação da Economia disponibilizou canais para esclarecer quaisquer dúvidas dos contribuintes e demais usuários dos sistemas. O telefone de contato é (62) 3309-6900 ou e-mail ti-atendimento.economia@goias.gov.br

Agência Goiana de Defesa Agropecuária com informações da Secretaria da Economia – Governo de Goiás

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