Governo de Goiás, por meio da Agrodefesa, participa em Brasília do Congresso de Gestores da Agropecuária
O governo de Goiás, por meio da Agência Goiana de Defesa Agropecuária – Agrodefesa, marca presença no Congresso Brasileiro de Gestores da Agropecuária. O evento foi aberto hoje (5/11) e se estende até a próxima quinta-feira, no Centro Internacional de Convenções do Brasil, em Brasília. O encontro é promovido pela Confederação Nacional de Municípios, com apoio de parceiros públicos e privados. O presidente da Agência, José Essado, participou das palestras e debates durante esta terça-feira.
A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, fez a palestra inicial logo após a abertura, durante a qual ela discorreu sobre os novos desafios do setor agropecuário brasileiro, tais como sustentabilidade da produção de alimentos de qualidade, aumento das exportações, busca de novos mercados, concorrência internacional e muitos outros. A ministra também elencou quatro prioridades definidas pelo Ministério, quais sejam a agropecuária sustentável, governança fundiária, defesa agropecuária e inovação agropecuária.
O assessor especial do Ministério, Christian Schneider, falou de maneira específica sobre os desafios encontrados no início da atual gestão, como crédito rural insuficiente e concentrado, problemas de infraestrutura de transporte e perda da participação no mercado internacional. O representante do Ministério também disse que há limitações para aumentar a produtividade no Brasil e por isso é fundamental investir em inovação, pesquisa, ciência e tecnologia. Por fim, conclamou a todos para unir esforços em prol do desenvolvimento da agropecuária. “Precisamos do compartilhamento de funções entre União, Estados e Municípios, para que possamos avançar”, disse.
Temas relevantes
A programação se estende até a próxima quinta-feira com palestras, discussões, mesas redondas, sempre com foco em questões relevantes para o desenvolvimento da agropecuária e o desenvolvimento dos municípios. Nesta terça-feira um dos temas tratados em palestra foi Os Impactos da Produção no PIB Brasileiro. Na parte da tarde, o foco foi A Importância da Reforma Tributária para o Desenvolvimento do País, além do Papel das Compras Públicas no Fomento das Economias Locais.
Na quarta e quinta-feira serão abordados temas como Políticas da Secretaria de Agricultura Familiar e Cooperativismo do Mapa para o Desenvolvimento da Agropecuária; Inspeção Sanitária, um Desafio a ser Vencido nos Municípios; Inovação no Campo; Assistência Técnica como Ferramenta para o Desenvolvimento da Agropecuária; Custos de Produção: os Desafios na Infraestrutura Local e Integração Regional como Forma de Desenvolver os Municípios, além de outros.
Nesta primeira edição, o Congresso Brasileiro de Gestores da Agropecuária reúne dirigentes de órgãos públicos e de entidades representativas de produtores rurais, bem como lideranças políticas, pesquisadores, técnicos, especialistas do agronegócio e produtores rurais. São parceiros da Confederação Nacional de Municípios o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), a Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária (CNA) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
Assessoria de Comunicação – 3201-3546