Governo de Goiás, por meio da Agrodefesa, inova em gestão de agrotóxicos para garantir alimentos seguros

Os agrotóxicos utilizados nos processos de produção de alimentos são indispensáveis. Controle de pragas, combate a ervas daninhas, ação dessecante e muitas outras situações exigem o uso de defensivos agrícolas. Esses produtos, porém, possuem risco potencial à saúde humana e ao meio ambiente e sua fiscalização é uma atividade complexa. Em Goiás, a legislação estabelece que a fiscalização do comércio, uso, armazenamento, prestação de serviços, responsáveis técnicos, transporte interno e embalagens vazias de agrotóxicos compete à Agência Goiana de Defesa Agropecuária – Agrodefesa.

Em 2019, o Governo de Goiás, por meio da Agência, editou a Instrução Normativa nº 03 que trouxe inovações sobre a gestão de agrotóxicos em Goiás, com o objetivo assegurar o uso correto dos defensivos. Nesse contexto foi normatizado no âmbito da Gerência de Fiscalização Vegetal (Coordenação de Agrotóxicos) o Sistema de Inteligência e Gestão Estadual de Agrotóxicos – Sigea, por meio do qual é realizado o monitoramento e a fiscalização das atividades que lhe compete, fortalecendo, assim, as boas práticas agrícolas.

Alimentos de qualidade

O presidente José Essado ressalta que a Agrodefesa desenvolve ações contínuas com o objetivo de informar e conscientizar os agricultores sobre os cuidados que devem ter na utilização dos defensivos, o que precisa ser feito com base em regras e normas legais. Também se empenha em informar a população sobre como o Estado atua, sempre com foco na garantia da oferta de alimentos seguros.   

Com base nessas premissas, a Coordenação de Agrotóxicos da Gerência de Fiscalização Vegetal elaborou campanha educativa para transmitir informações a todas as pessoas físicas e jurídicas envolvidas na questão dos agrotóxicos, bem como à sociedade em geral, sobre o trabalho de monitoramento e fiscalização exercido pela Agrodefesa. O coordenador de Agrotóxicos, Rodrigo Baiocchi Lousa, informa que a campanha abrange também o Programa Agroativo, uma ferramenta de educação sanitária implementada no âmbito do Sigea que facilita o cumprimento das normas para utilização de agrotóxicos nas propriedades rurais, identificando o Grau de Conformidade de seu uso.

Assessoria de Comunicação – 3201-3546

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo