Governador Ronaldo Caiado e ministra Tereza Cristina entregam Selo Arte a produtores de queijos artesanais em Goiás
Sistema diferenciado de processamento de produtos de origem animal agrega valor às matérias-primas e amplia a geração de emprego e renda no campo
As primeiras habilitações do Selo Arte para produtores de queijos artesanais foram entregues hoje (3/10) pelo governador Ronaldo Caiado; pela ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Tereza Cristina, e pelo presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg/Senar), deputado José Mário Schreiner, no evento Agro Pelo Brasil, organizado pelo Sistema Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil/Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (CNA/Senar), no Sindicato Rural de Alexânia.
Os empreendimentos contemplados foram a Queijaria Lima, do agricultor familiar Rafael Lima (Alexânia); a Fazenda Coqueiral (Corumbá de Goiás) e a Fazenda Santa Fé da Lagoinha (Santo Antônio do descoberto). Os certificados foram assinados pelo presidente da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa), José Essado, e pelo secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Antônio Carlos de Souza Lima Neto.
O projeto da Queijaria Lima está em fase final de implantação, com início da produção prevista para os próximos dias e os outros dois em fase adiantada de implantação. Outros sete projetos já têm requerimentos aprovados pela Agrodefesa e mais quatro estão com documentação em tramitação na Agrodefesa. Todos seguem as normas e orientações que regem a produção artesanal de alimentos de origem animal.
Emprego e renda
O governador Ronaldo Caiado enfatizou a importância do Selo Arte, criado pelo Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e regulamentado em Goiás pela Instrução Normativa nº 06/2019 da Agrodefesa, destacando as vantagens da transformação das matérias-primas em produtos com maior valor agregado, o que significa geração de emprego e renda no campo.
A ministra Tereza Cristina também destacou as oportunidades que o Selo Arte confere aos produtores. Ela disse que, além do queijo, outros produtos como embutidos, pescados e mel poderão ser contemplados com o Selo Arte. Conforme observou, esta é uma forma de regularizar a fabricação artesanal de produtos de origem animal, com garantia de qualidade e controle sanitário dos alimentos. Mais ainda: desburocratiza o registro para comercialização interestadual dos produtos, com inspeção e fiscalização de natureza prioritariamente orientadora.
Os produtos artesanais contemplados com o Selo Arte serão identificados em todo o Brasil por um selo único com a indicação ARTE. Para ser enquadrado, a elaboração do produto de origem animal (POA) deverá ser realizada com predominância de matérias-primas de origem animal determinada, a partir de técnicas prioritariamente manuais e por quem tenha o domínio integral do processo.
Para auxiliar os produtores na adequação necessária para enquadramento no Selo Arte, o Governo de Goiás, por meio da Seapa e da Agrodefesa, lançou o Manual de Orientação para Queijarias Artesanais. Ele oferece orientações técnicas para o fomento da produção de queijos artesanais no Estado de Goiás e contribui para as boas práticas de fabricação.
Agro pelo Brasil
O Agro pelo Brasil teve presença de autoridades nacionais e do Estado. Além do governador e da ministra da Agricultura, participaram do Painel Agro pelo Brasil em Debate o presidente da CNA, João Martins;o presidente da Faeg/Senar, deputado federal José Mário Schreiner e do presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia (Faeb), Humberto Miranda.
Também marcaram presença no evento o diretor-geral do Senar, Daniel Carrara; o secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Goiás, Antônio Carlos de Souza Lima Neto; o presidente da Agrodefesa, José Essado; o gerente de Inspeção da Agência, Paulo Viana Filho e o coordenador da Unidade Regional Rio das Antas, em Anápolis, Renan William Martins de Abreu, além de autoridades do município e produtores rurais.
Na sequência, as autoridades visitaram a Queijaria Lima, do agricultor familiar Rafael Lima, cuja propriedade é atendida pela Assistência Técnica e Gerencial para Agroindústria do Sistema Faeg/Senar. No período da tarde, foi realizada visita ao distrito de Olhos D'Água (Alexânia), que recebe investimentos do Governo de Goiás para a criação de um polo de artesanato.
Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) – Governo de Goiás, com informações da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento e CNA/Senar – 98508-9325
Ministra da Agricultura, Tereza Cristina, participa da entrega dos primeiros certificados do Selo Arte a empreendedores de Goiás
Presidente da Faeg, deputado José Mário Schreiner também fez a entrega do Selo Arte para produtor de queijo artesanal