Goiás é incluído no Plano Plurianual do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (PPA-Suasa) do Ministério da Agricultura
Dirigentes da Agrodefesa e da Seapa-Goiás participaram de solenidade de lançamento do Plano realizada hoje (2/5) em Brasília. Medida prevê integração de programas, projetos e ações dos Estados com o Mapa na área da defesa agropecuária
O Estado de Goiás, por meio da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa), é um dos seis Estados inovadores que fazem parte do 1º Plano Plurianual do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (PPA-Suasa). Trata-se de um conjunto de medidas elaboradas em forma de projeto piloto pelos Estados de Goiás, Minas Gerais, Bahia, São Paulo, Paraná e Roraima que alinha programas, projetos e ações entre as esferas estadual e federal, com foco na melhoria da sanidade agropecuária.
O lançamento oficial do Plano foi realizado hoje no auditório Olacyr de Moraes do Ministério da Agricultura e Pecuária, em Brasília, com presença de dirigentes, gerentes e técnicos das agências de Defesa Agropecuária dos seis Estados participantes nesta primeira etapa. Da Agrodefesa estiveram presentes o presidente José Essado, o diretor de Defesa Agropecuárua, Sérgio Paulo Coelho, e o gerente de Fiscalização Animal, Janilson Azevedo Júnior.
Também de Goiás participaram o superintendente Federal da Agricultura em Goiás, José Eduardo de França, e os assessores André Brandão e Arnoldo Junqueira. E da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa-Goiás), estiveram presentes os técnicos André Baiocchi, Stella Menezes e Arnoldo Daher.
Vantagens
José Essado, presidente da Agrodefesa, ressaltou que a participação de Goiás no PPA-Suasa é fundamental, porque significa que Goiás está alinhado aos programas, projetos e ações do planejamento do Ministério. “Essa integração viabiliza as parcerias técnicas e operacionais, a capacitação profissional dos nossos técnicos e o compartilhamento de informações fundamentais para alavancar todo o processo de defesa agropecuária no nosso Estado, enfatizou Essado.
Em Goiás, a elaboração do Projeto Piloto do PPA-Suasa em parceria com o Mapa começou no ano passado, quando técnicos da Agrodefesa se debruçaram para elaborar o documento que foi apresentado e acatado pelo Ministério. Foram realizadas oficinas presenciais do Plano, cujo prazo de operacionalização vai de 2023 a 2027. Nesta tarefa, os profissionais da Agência tiveram apoio de uma equipe do Mapa, de modo que as medidas alinhadas no Plano Estadual pudessem estar em consonância com as estratégias de avanço da defesa agropecuária do órgão federal.
No lançamento do PPA-Suasa hoje em Brasília, os trabalhos foram conduzidos pelo titular da Secretaria de Defesa Agropecuária, Carlos Goulart. A apresentação do conteúdo do Plano ficou a cargo da técnica Judi Nóbrega, que detalhou como será o processo de integração entre os Estados já participantes desta primeira etapa e também a inclusão dos outros 20 Estados e o Distrito Federal que deverão aderir ao PPA-Suasa em breve.
Áreas de atuação
O Sistemta Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária opera em conformidade com os princípios e definições da sanidade agropecuária, incluindo o controle de atividades de saúde, sanidade, inspeção, fiscalização, vigilância e educação dirigidos à produção, processamento e comércio de animais, vegetais, produtos e insumos da agropecuária.
Com foco nesses objetivos, o Suasa desenvolve atividades como vigilância e defesa sanitária vegetal; vigilância e defesa sanitária animal: vigilância do trânsito agropecuário internacional; inspeção e classificação de produtos de origem animal, seus derivados, sub-produtos e resíduos de valor econômico; e fiscalização dos insumos e dos serviços usados nas atividades agropecuárias. Destaque para a inspeção e fiscalização de produtos de origem animal por meio dos sistemas brasileiros de inspeção de produtos de origem animal (Sisbi-POA); vegetal (Sisbi-POV); de insumos agrícolas (Sisbi-Agri) e de insumos pecuários (Sisbi-PEC).
Lançamento do Plano Plurianual do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (PPA-Suasa), em Brasília
Autoridades do Ministério da Agricultura e dirigentes das agências de Defesa Agropecuária dos seis Estados incluídos no PPA-Suasa 2023-2027
Logo do PPA-Suasa 2023-2027, que integra programas, projetos e ações dos Estados e do Governo Federal na defesa agropecuária
Agência Goiana de Defesa Agropecuária – Governo de Goiás