Entenda a mudança na declaração de rebanho 2024 da Agrodefesa
A partir deste ano, produtores também deverão informar o mês de nascimento de todos os bovinos e bubalinos que, na data da declaração, tenham entre zero e 12 meses de idade
Teve início na última quarta-feira (01/05) a 1ª etapa da campanha de vacinação contra a raiva de herbívoros e também de declaração de rebanho. Os produtores rurais do Estado de todos os municípios devem informar por meio do Sistema de Defesa Agropecuária de Goiás (Sidago) dados como cadastro, quantidade de animais, mortes, nascimentos e evolução do rebanho.
Neste ano, a declaração conta com uma novidade que é a necessidade de declarar, de forma detalhada, o mês de nascimento de todos os bovinos e bubalinos que, na data da declaração, tenham entre zero e 12 meses de idade. “Essa novidade é importante para o Estado ter conhecimento da dimensão do rebanho nessa faixa etária, que é alvo de importantes ações de sanidade animal, a exemplo do combate a doenças como a brucelose”, explica o presidente da Agrodefesa, José Ricardo Caixeta Ramos.
Ele explica que a declaração é feita de forma simplificada. “É uma estratificação que deve ser preenchida separando machos e fêmeas, informando a quantidade de cada animal que tem até 12 meses”, aponta. “Como toda novidade, parece complicada à primeira vista, mas o produtor verá que nossos técnicos desenvolveram a plataforma para que esse preenchimento seja feito de forma tranquila, sem burocracia. São informações necessárias que vão ajudar o estado como um todo”, complementa.
Além disso, pequenos produtores que possuem até 50 cabeças de animais e estejam com dificuldades poderão solicitar apoio nas Unidades Operacionais Locais (UOLs) da Agrodefesa para auxiliá-los no preenchimento do Sidago. “As equipes da Agência estarão disponíveis para receber o pecuarista e auxiliá-lo no lançamento dos dados no sistema. A Agrodefesa está presente em quase todos os municípios goianos e todas as unidades estão capacitadas para este atendimento”, explica o diretor de Defesa Agropecuária, Augusto Amaral.
A Agrodefesa também elaborou um manual explicativo para emissão de declaração de rebanho e vacinação contra a raiva que pode ser acessado no endereço: https://goias.gov.br/agrodefesa/wp-content/uploads/sites/49/2024/05/Manual-Declaracao-2024_compressed.pdf. O prazo para a declaração de rebanho nos 246 municípios goianos e de comprovação da vacinação antirrábica será de 60 dias, ou seja, de 1º de maio a 30 de junho.
Comunicação Setorial da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) – Governo de Goiás