Encontro ‘Multiplicadores da Defesa Agropecuária’ permite aprimorar atuação de profissionais da Agrodefesa
Durante três dias, servidores da Agência participaram de palestras, dinâmicas e rodas de conversa sobre temas que impactam direta e indiretamente a melhoria do trabalho desenvolvido pela pasta
Com a presença de mais de 60 servidores de todo o estado de Goiás, a Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) realizou nos dias 6, 7 e 8 de março, em Goiânia (GO), a capacitação “Multiplicadores da Defesa Agropecuária”. Durante o treinamento, os participantes tiveram a oportunidade de acompanhar palestras e dinâmicas, trocar experiências, além de ampliar conhecimento sobre diferentes assuntos que impactam direta e indiretamente o trabalho desenvolvido pelos profissionais da pasta, como comunicação assertiva, técnicas de apresentação, atuação em equipe, entre outros.
O presidente da Agrodefesa, José Ricardo Caixeta Ramos – que fez a abertura do encontro -, destacou a importância da integração entre os servidores em prol de um objetivo comum. “Todos estão juntos, de forma voluntária, em busca de mais informações que podem melhorar tanto a vida profissional quanto pessoal. Foram três dias de compartilhamento, de orientações e de conhecimento. Tenho certeza que isso será de extrema relevância para o trabalho que esses profissionais da Agência desenvolvem no dia a dia, trazendo resultados no atendimento prestado aos diferentes públicos da casa. Com certeza, vão propagar essas informações por meio da educação sanitária e serão multiplicadores da defesa agropecuária”, enfatiza.
Presentes também no evento, os diretores de Gestão Integrada, Renan Willian, e de Defesa Agropecuária, Augusto Amaral, destacaram a importância de eventos com esse foco para promover a capacitação de servidores e fortalecer a atuação da Agência junto à sociedade. “Por meio da educação sanitária, os multiplicadores têm o poder de levar a visão da defesa agropecuária e alcançar mais pessoas em todo o estado”, afirmou Renan. “Estamos trabalhando o Código de Defesa Agropecuária, pois tem impactos significativos no processo de realização da atividade dos servidores. São normas federais e ritos processuais que estão passando por otimização para se tornarem um instrumento de educação sanitária. Isso foi compartilhado com os multiplicadores, que serão responsáveis por colocar em prática”, defendeu Augusto.
Já a gerente de Educação Sanitária, Telma Gonzaga, enfatizou que o treinamento é mais uma oportunidade de os profissionais da Agrodefesa enxergarem a importância do trabalho que exercem. “Foram três dias de uma experiência enriquecedora, que desperta a atenção dos servidores para a relevância de sempre buscar conhecimento para ser utilizado em seu trabalho. As orientações compartilhadas pelos palestrantes e a troca de ideias entre os próprios participantes vão possibilitar o a valorização profissional e o desenvolvimento pessoal de cada servidor”, ressaltou.
Convidados
O treinamento teve a presença de especialistas em diferentes áreas, inclusive parceiros da Agrodefesa. No dia da abertura (06/03), participaram o analista do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae Goiás), Vitor Hugo Duarte, e o chefe da Divisão de Defesa Agropecuária da Superintendência Federal de Agricultura (SFA/Mapa), André Brandão. Os dois enfatizaram a importância da atuação da Agrodefesa em promover a educação sanitária em Goiás e colocaram as duas instituições à disposição da Agência para trabalhos em parceria.
No decorrer da capacitação, vários temas foram colocados em discussão, por meio de palestras e dinâmicas. Entre os participantes que conduziram as atividades estão Esthersanne de Amorim e Silva e Fabiana Ramos Dias, consultoras e instrutoras do Sebrae Goiás. As convidadas abordaram trabalho em equipe, comunicação assertiva e técnicas de apresentação, reforçando como esses assuntos impactam a missão da Agência.
Outro tema abordado foi metolodogia de ensino (teoria e prática), apresentado pela especialista em Educação pela Universidade de São Paulo (USP), Suzana Lopes de Albuquerque. Já a especialista em imagem, Alyne Lobo, palestrou sobre a importância da imagem do fiscal agropecuário no exercício de suas atividades.
Comunicação Setorial da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) – Governo de Goiás