Em visita à Agrodefesa, Ronaldo Caiado defende uso da tecnologia e educação para alcance de novo patamar no agronegócio goiano

O governador Ronaldo Caiado afirmou hoje (22/1) durante visita à Agência Goiana de Defesa Agropecuária – Agrodefesa que Goiás tem o grande desafio de avançar ainda mais no segmento do agronegócio e isso só será possível com o uso eficiente da tecnologia da informação e pelo permanente trabalho de educação e apoio aos produtores rurais. “Mudamos aquele conceito de chegar e aplicar multas ao produtor rural. Hoje a nossa aposta é na educação sanitária, na mudança de hábitos. Temos de gastar tempo e mostrar aos produtores que a qualidade dos seus produtos, a sanidade do rebanho e o cuidado com a produção agrícola é sinônimo de ganhos econômicos para eles próprios e para o Estado”, afirmou o governador.

Ronaldo Caiado lembrou também das dificuldades sanitárias enfrentadas por Goiás nos anos de 1990, quando ele próprio esteve na Organização Internacional de Epizootias – OIE, hoje Organização Mundial de Saúde Animal, onde fez compromisso, como parlamentar, de iniciar um grande trabalho para mudar o status sanitário do rebanho de Goiás. “Avançamos muito de lá pra cá, mas não podemos descuidar da sanidade do nosso rebanho. Por isso enalteço a importância fundamental da Agrodefesa, responsável pela defesa sanitária animal e vegetal do nosso Estado”, destacou o governador.

Durante o evento, Ronaldo Caiado assinou Termo de Cooperação Técnica e Operacional com Cooperativas, Sindicatos Rurais e Associação de Produtores Rurais com o objetivo de ampliar o atendimento presencial aos produtores rurais no que diz respeito à emissão de Guias de Trânsito Animal – GTAs e Notas Fiscais. Também na Agrodefesa, o governador conheceu o lançou o aplicativo que vai permitir a emissão de GTA e Nota fiscal pelo telefone celular.  A ferramenta foi desenvolvida pela Tecnologia da Informação da Agrodefesa e estará disponível a partir da próxima sexta-feira.

“Trata-se de um avanço fenomenal”, enfatizou o governador, lembrando que essa ferramenta vai facilitar a vida do produtor que não precisará se deslocar de um lugar a outro para obtenção desses documentos. Caiado disse também ter ficado surpreso com os avanços tecnológicos implementados pela Agrodefesa na atual gestão, teceu elogios e disse que vai informar à ministra Teresa Cristina que Goiás desenvolveu o primeiro aplicativo de emissão de GTAs e Notas Fiscais por meio de celular. Ele cumprimentou o presidente, José Essado, os diretores Sérgio Paulo Coelho e Aníbal Coelho Lima, bem como todo o corpo técnico da Agrodefesa pelos bons resultados alcançados.

Para Ronaldo Caiado, a integração dos órgãos do Estado, em todas as áreas possíveis, vai efetivamente melhorar a qualidade dos serviços prestados aos cidadãos de Goiás. “Não queremos um Governo estanque, onde cada área fica no seu espaço. Queremos um Governo em que haja integração das atividades, compartilhamento de dados e informações e otimização dos serviços prestados. Neste caso temo um bom exemplo, que é a integração da Agrodefesa com a Secretaria da Economia”, afirmou.

O Termo de Cooperação foi assinado também pelo presidente da Agrodefesa, José Essado; pelo secretário da Agricultura, Antônio Carlos de Souza Lima Neto; por Astrogildo Gonçalves Peixoto, presidente da Coapil de Piracanjuba, que representou as cooperativas; por Luciano Jaime Guimarães, presidente do Sindicato Rural de Rio Verde, que representou os sindicatos rurais e, como testemunhas, o deputado Amuari Ribeiro e o vice-presidente Institucional da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás – Faeg, Ailton Vilela.

Também participaram do evento a presidente da Ceasa-Goiás, Vanusa Valadares, e diretores da Emater-Goiás; bem como presidentes, diretores e representantes da Organização das Cooperativas Brasileiras – Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de Goiás – OCB-Sescoop; Cooperativa Agroindustrial dos Produtores Rurais do Sudoeste Goiano – Comigo; Cooperativa Mista Agroindustrial de Palminópolis – Coomap; Cooperativa Agropecuária de Córrego do Ouro – Coopaouro; Cooperativa dos Produtores Rurais Familiares de Buriti de Goiás – Cooperfab; Sindicato Rural de Rio Verde; Sindicato Rural de Guapó e Associação dos Moradores da Areia – Amar (Piracanjuba).

Prestação de contas

O presidente da Agrodefesa, José Essado, aproveitou a oportunidade para agradecer a visita do governador. “Trata-se de uma manhã inédita, porque é a primeira vez que um governador visita a Agência”, disse Essado que, ao final dos trabalhos entregou uma placa de agradecimento ao chefe do Executivo pela visita e principalmente pelo apoio administrativo que tem oferecido à Agrodefesa.

José Essado fez rápida prestação de contas da gestão ao longo de 2019, relatando que, em parceria com empresas do agronegócio, promoveu a reforma de unidades da Agência nos municípios de Inhumas, Caturaí, Jaraguá e Palmeiras de Goiás, além de ter aberto a Unidade Local de Lagoa Santa. Alinhou também os avanços na prestação de serviços pela modernização das ferramentas eletrônicas de atendimento ao produtor por meio do Sistema de Defesa Agropecuária de Goiás – Sidago, que disponibiliza vários serviços, além da parceria com a Secretaria da Economia para modernizar o processo de emissão de Notas Fiscais.

Falou também das medidas legais para regularização da produção e comércio de queijos artesanais; da regulação da inserção de rótulos de alimentos em meio eletrônico, através do Sidago; informatização do sistema de receitas e despesas da Agência, com emissão de relatório de dois em dois dias; investimentos realizados para a melhoria da infraestrutura dos laboratórios; aquisição de equipamentos de informática com recursos provenientes de convênios firmados com o Fundo para o Desenvolvimento da Pecuária – Fundepec e com o Fundo de Incentivo à Cultura do Algodão em Goiás – Fialgo.

A propósito de parcerias, Essado enfatizou que a Agrodefesa obteve recursos da ordem de R$ 1,475 milhão por meio de convênio com o Fundepec. Anunciou também que após longa negociação com o Ministério da Agricultura, a Agência vai receber os recursos da segunda parceria de um convênio firmado ainda em 2015, no valor de R$ 1,699 milhão, que estava retido. Destacou que foi importante o apoio do superintendente federal da Agricultura em Goiás, José Eduardo de França. Finalmente disse que em 2020 outras 12 unidades da Agrodefesa serão reformadas e está em fase final de ajuste a inauguração de uma nova agência local em Palmelo.

José Essado fez questão de agradecer também o apoio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento – Seapa, à Emater-Goiás, à Ceasa e agora à Secretaria de Economia, pelas parcerias que estão sendo consolidadas para facilitar a vida dos produtores rurais. O dirigente da Agrodefesa agradeceu também aos representantes das cooperativas, dos sindicatos rurais e das associações de produtores pelo acolhimento da proposta da Agrodefesa para ampliar o atendimento aos produtores rurais, juntando força de trabalho, equipamentos e inteligência com o objetivo comum de atender com eficácia e rapidez aos produtores.

Mais avanços

Ainda durante a visita, o gerente de Tecnologia da Informação da Agrodefesa, Carlos Howes, mostrou ao governador e aos demais presentes o funcionamento do Sidago e o aplicativo que vai permitir a emissão de GTAs e Notas Fiscais pelo celular. Também anunciou que outros avanços serão implementados ao longo deste ano, como e emissão de Autorização e Permissão de Trânsito de Vegetais e emissão de GTAs e Notas Fiscais para outras espécies animais.

Já o diretor de Gestão Integrada, Aníbal Coelho Lima, fez rápida apresentação sobre o Sistema Inteligente de Gestão de Agrotóxicos – Sigea e sobre o Agroativo, uma ferramenta de educação sanitária. Ambos os sistemas contribuem para o avanço do processo de armazenamento e uso adequado de agrotóxicos no Estado. Segundo ele, pelo trabalho de educação dos fiscais estaduais agropecuários tem mudado o perfil desse segmento, sendo que 48% dos produtores já fazem uso adequado dos produtos; outros 37% estão se adequando e apenas 15% ainda precisam de orientação técnica de maneira mais intensa para melhorarem os procedimentos.

Papel fundamental

O secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Antônio Carlos de Souza Lima Neto, afirmou que as medidas implementadas pela Agrodefesa têm foco no compromisso de beneficiar os produtores rurais. “A Agrodefesa tem papel fundamental no suporte ao avanço do setor agropecuário, que se destaca como o grande propulsor da economia goiana”, afirmou ele, acrescentando que a Seapa e suas jurisdicionadas – Agrodefesa, Emater-Goiás e Ceasa – têm atuado de forma integrada com o objetivo de facilitar a vida dos produtores rurais.

O deputado estadual Amauri Ribeiro, parabenizou o presidente da Agrodefesa, José Essado, bem como a todo o corpo técnico, pelo empenho em atender as demandas dos produtores rurais. Ele disse que em passado recente, houve muita punição aos produtores justamente nas questões de emissão de GTA e Nota Fiscal. Disse, contudo, que já houve mudanças significativas nesta área e as parcerias com entidades privadas e integração dos órgãos governamentais significam mais avanços daqui por diante.

Assessoria de Comunicação – 3201-3546

   

 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo