Em videoconferência, Comitê Setorial define novas ações do Programa de Compliance Público na Agrodefesa
Nos próximos dias, as áreas ligadas às Gerências definidas pelo Comitê Setorial para início da implementação do PCP começarão a identificar e analisar riscos para formatar a matriz de riscos
O Comitê Setorial do Programa de Compliance Público – PCP da Agrodefesa realizou hoje (1º/9) mais uma reunião virtual para alinhar procedimentos e deliberar novas ações a serem desencadeadas com o objetivo de acelerar a implementação do Eixo IV do Programa, que é relativo à Gestão de Riscos. Os trabalhos foram abertos pelo presidente da Agência, José Essado. Também participaram como consultores o assessor de Controle Interno na Secretaria de Agricultura – Seapa, Tiago Vieira Borges, e o gestor de Finanças e Controle da CGE, Walter de Oliveira Santos
Uma novidade no encontro de hoje foi a apresentação da Secretaria Executiva do Comitê Setorial, criada recentemente pela Portaria nº 428/2020, cuja função é monitorar, acompanhar e auxiliar a implementação dos trabalhos do PCP na Agrodefesa, em sintonia e cooperação com o Comitê Setorial. As informações sobre a Secretaria Executiva e sobre sua composição foram repassadas pela servidora Elíria Alves Teixeira, assessora Técnica da Presidência, designada como a responsável pela coordenação geral das ações do Programa na Agência.
Próximos passos
Durante a videoconferência realizada hoje foram definidas medidas a serem implementadas nas próximas semanas para acelerar os trabalhos de implantação do PCP. Para quinta-feira (3/9) foi agendada reunião que envolve a participação da Diretoria de Gestão Integrada e quatro gerências a ela ligadas, para apresentação, orientação, identificação e análise de riscos nas seis áreas definidas pelo Comitê Gestor por onde serão iniciados os trabalhos de Gestão de Riscos. As áreas são Folha de Pagamento, da Gerência de Gestão de Pessoas; Contratos, Convênios e Licitações, da Gerência de Compras e Apoio Logístico; Finanças, da Gerência de Gestão de Finanças e Tecnologia de Informação, da Gerência de Tecnologia de Informação.
Para a segunda semana de setembro foram agendadas reuniões específicas com cada uma das gerências da Diretoria de Gestão Integrada. Deverão participar integrantes do Comitê Setorial, membros da Secretaria Executiva, os gerentes das áreas envolvidas e outros servidores lotados nas próprias gerências. A meta é disseminar ao máximo a política do Compliance Público no âmbito do órgão. Nessas reuniões, os consultores vão apresentar a metodologia relativa às etapas de identificação e análise de riscos, bem como orientações para uso e preenchimento das planilhas. A meta é que até o final de setembro, a primeira etapa de identificação e análise de riscos tenha sua primeira versão para ser apresentada e discutida pelo Comitê Setorial.
Participaram da reunião de hoje também o diretor de Gestão Integrada, Aníbal Coelho Lima; o diretor de Defesa Agropecuária, Sérgio Paulo Coelho; o procurador Setorial, Márcio Potenciano; o gerente de Tecnologia de Informação, Carlos Howes e assessores da Diretoria de Gestão Integrada, Karla Caetano e Vinícius Lima Teixeira.
Comunicação Agrodefesa – Governo de Goiás – 98508-9325