Em Iporá, governador Ronaldo Caiado participa do Encontro de Muladeiros e lança Passaporte Equestre

Documento eletrônico vai facilitar a vida dos criadores de equídeos, com redução de custos e substituição de diversos documentos antes exigidos para o transporte de equídeos

O governador Ronaldo Caiado participou, nesta quinta-feira (21/04), em Iporá, no Oeste Goiano, da abertura oficial do 14º Encontro Nacional de Muladeiros e do tradicional desfile pelas ruas da cidade. Considerado um dos maiores eventos do gênero no mundo, o encontro foi iniciado na terça-feira (19/04) e segue até o domingo (24/04), no Parque de Exposições Agropecuárias. Nesta sexta-feira (22/04), Caiado assistirá a provas de animais e visitará estandes de expositores.

Durante a programação de abertura, Caiado lançou o Passaporte Equestre. Graças à tecnologia, o documento dispensa a emissão de nota fiscal no trânsito de equinos, asininos e muares. A iniciativa da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) e da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), com apoio da Secretaria da Economia e da Secretaria de Desenvolvimento e Inovação (Sedi), garantirá agilidade, menos burocracia e maior economia para o equideocultor. 

Em pronunciamento pouco antes do desfile, o governador falou da importância do Passaporte, que foi criado pela Lei 20.947/2020, de autoria do deputado Amauri Ribeiro. Ele enalteceu todo o empenho dos órgãos do Governo Estadual com adoção de medidas que consolidam a emissão do documento eletrônico que vai facilitar a vida dos equideocultores. A lei foi regulamentada pelo Decreto Estadual nº 10.070/2022.

“Minha mula Estrela já está chipada e, com isso, pode transitar sem a necessidade de repetir exames”, disse Caiado. Como explica o governador, antes, a repetição dos exames onerava muito os produtores e era um dos empecilhos para o fluxo de animais nos tradicionais eventos do ramo em Goiás. “A partir de hoje, poderemos conduzir nossos animais com uma única guia”, comemorou o deputado estadual Amauri Ribeiro, autor do projeto de lei na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego). 

Vantagens

O presidente da Agrodefesa, José Essado, destacou as parcerias firmadas com a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento e com a Secretaria da Economia para garantir a implementação do Passaporte Equestre. “Todos os criadores e proprietários de equídeos que fizerem uso do Passaporte vão ser beneficiados, principalmente aqueles que participam com mais frequência dos eventos equestres como cavalgadas, rodeios, exposições, leilões e provas equestres”, enfatizou.

Conforme José Essado, uma medida fundamental também foi edição da Instrução Normativa Conjunta da Seapa-Goiás e Agrodefesa, que ampliou o prazo de validade dos exames de Anemia Infecciosa Equina (AIE) e Mormo de 60 para 180 dias. “Quem utiliza GTA atualmente paga em torno de R$ 15,00 por emissão da guia e precisa de um documento novo a cada movimentação. Já quem usar o Passaporte Equestre vai pagar uma taxa anual de R$ 60,00 e ainda ficará dispensado de apresentar a nota fiscal do animal”, explicou José Essado.

Encontro de Muladeiros

O 14º Encontro Nacional de Muladeiros de Iporá é organizado pela Associação dos Muladeiros do Oeste Goiano (Amog) com apoio da prefeitura de Iporá conta com atrações culturais, artísticas e exposição de muares, que participaram de provas de marcha, morfologia, laço, apartação e rédea. A 14ª edição do encontro seria realizada no mês de janeiro, mas foi adiada devido ao avanço dos números da Covid-19 em Goiás. Em cinco dias de programação, a previsão é que mais de 10 mil pessoas passem pelo Parque de Exposições. O evento reúne muladeiros de vários municípios goianos e de outros Estados.

O prefeito de Iporá, Naçoitan Leite, disse que acompanhou Caiado na decisão de adiar a festa, com apoio da Amog. “Agora, graças a Deus, nossos amigos estão todos presentes novamente”, comemorou o prefeito. O presidente da Amog, Davi Melo, completou: “Agora é hora de curtir essa festa”. Na ocasião, Melo convidou Caiado para ser o imperador da 15ª edição do encontro, de 24 a 29 de janeiro de 2023, cargo que o governador aceitou “com muito gosto”.

Também participaram do Encontro o superintendente do Ministério da Agricultura em Goiás, José Eduardo França; o secretário Tiago Mendonça (Seapa); o ex-deputado Daniel Vilela; o senador Luiz do Carmo; os deputados federais José Mário Schreiner e Adriano do Baldy; os deputados estaduais Rafael Gouveia, Francisco Oliveira e Doutor Antônio. Ainda estiveram presentes o presidente da Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes, Pedro Sales, da Agência Goiana de Turismo (Goiás Turismo), Fabrício Amaral, da Agência Brasil Central (ABC), Reginaldo Júnior, da Agrodefesa, José Essado; o chefe de gabinete da Governadoria, Alex Godinho; padre Melquíades e o presidente do Sindicato Rural de Iporá, Nilton Pereira. 

Secretaria de Comunicação — Governo de Goiás, Comunicação Setorial da Agrodefesa

José Essado (E) ouve do governador Ronaldo Caiado elogios pelos esforço em contribuir para viabilizar o Passaporte Equestre

 

Governador Ronaldo Caiado e o presidente da Agrodefesa visitam estandes de animais no Encontro de Muladeiros 

Cavalgada do Encontro Nacional de Muladeiros com milhares de participantes, percorreu as ruas de Iporá. (Foto: Secom) 

Equipe da Agrodefesa presente no lançamento do Passaporte Equestre no Encontro de Muladeiros em Iporá. Além do presidente, também diretores, gerentes, coordenadores de Unidades Regionais, fiscais estaduais agropecuários e agentes    

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo