Em encontro de trabalho, presidente da Agrodefesa José Caixeta expõe diretrizes e enumera novos desafios

Atividade foi realizada no fim da tarde de terça-feira (23/5) com participação de diretores, gerentes, assessores, técnicos e demais servidores que atuam na sede e nos três laboratórios

O presidente da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa), José Ricardo Caixeta, realizou o primeiro encontro de trabalho com os servidores da Agência, oportunidade em que se apresentou e falou de forma geral das diretrizes que devem nortear os procedimentos administrativos e operacionais, bem como dos grandes desafios que se colocam no momento, como a iminência da chegada da gripe aviária ao Estado e outros.

José Caixeta disse conhecer a capacidade do corpo técnico e assegurou que chega à Agrodefesa para somar. “Temos desafios na área animal, em especial na questão da gripe aviária, temos desafios na área vegetal e vamos superá-los com o apoio e o empenho de todos”, afirmou. Caixeta também disse que a Agrodefesa passa a atuar de forma ainda mais alinhada com a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa-Goiás), com a Emater-Goiás e outros órgãos governamentais que possam ser parceiros da Agência.

Conforme ainda José Caixeta, a Agrodefesa precisa avançar em todos os segmentos da defesa sanitária animal e vegetal, consolidando conquistas importantes como a retirada da vacinação contra febre aftosa. “Precisamos trabalhar de forma integrada com os setores produtivos rurais, agregando o nosso trabalho às demandas provindas delas, sempre melhorando nossos serviços”, enfatizou.

Caixeta apresentou o assessor de Apoio às Jurisdicionadas da Seapa-Goiás, Manoel Pereira Machado Neto, como ponto focal da Agrodefesa na Secretaria, o que vai facilitar as ações conjuntas. Também participou da reunião na Agrodefesa o superintendente de Gestão Integrada da Seapa, Renato de Souza Faria. No fim da do dia, Caixeta concedeu entrevista à TV Serra Dourada sobre a gripe aviária.

Gripe aviária

Mais cedo, ainda na terça-feira, José Caixeta esteve reunido com o gerente de Sanidade Animal, Antônio do Amaral Leal, e com a coordenador do Programa Estadual de Sanidade Avícola, Silvânia Andrade Reis, para tratar da questão da gripe aviária, agora que o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) divulgou a constatação de casos em aves silvestres no Espírito Santo, o que é preocupante mais ainda não afetou a avicultura comercial.

Essa nova condição exige a adoção de medidas zoossanitárias ainda mais enérgicas, principalmente preventivas, para evitar que a doença atinja os plantéis comerciais de corte e postura. O Mapa já estabeleceu emergência zoossanitária em todo o País pelo prazo de 180 dias, situação que viabiliza e facilita adoção de medidas sanitárias e aquisição de materiais e equipamentos caso seja necessário.

Também na terça-feira, o dirigente da Agrodefesa acompanhou o governador Ronaldo Caiado e vice-governador Daniel Vilela em visita ao Parque Agropecuário de Goiânia, onde se realiza até domingo (28) a 76ª Exposição Agropecuária do Estado de Goiás. As autoridades visitaram o pavilhão do Governo de Goiás onde funcionam estandes dos órgãos do agro (Seapa, Agrodefesa, Emater, Ceasa) e outros unidades governamentais.

Novo presidente da Agrodefesa, José Caixeta, alinha diretrizes, lista desafios e diz contar com empenho de todos 

Primeiro encontro de trabalho reuniu diretores, gerentes, assessores, fiscais e corpo administrativo da sede e dos três laboratórios 

No fim do dia, entrevista à TV Serra Dourada com abordagem dos riscos da gripe aviária e reforço às medidas de prevenção pela Agrodefesa

Agência Goiana de Defesa Agropecuária – Governo de Goiás

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo