Congresso Brasileiro do Tomate Industrial começa nesta terça-feira
Programação inclui palestras, cursos, mesas redondas e painéis que vão abordar aspectos da produção, comercialização, industrialização e perspectivas da cultura
As atividades do Congresso Brasileiro do Tomate Industrial On Line serão iniciadas nesta terça-feira (24/11) e se estenderão até quinta-feira, com programação ampla e diversificada que vai abordar aspectos técnicos de produção e importância econômica da cultura. O evento tem apoio do Governo de Goiás por meio da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) e Universidade Estadual de Goiás (UEG). Todos os trabalhos serão por meio virtual, por causa da Covid-19.
O Congresso Brasileiro do Tomate Industrial é organizado por órgãos e instituições como a Embrapa Hortaliças, Universidade Federal de Goiás (UFG), UEG, Instituto Federal Goiano (IFG), Agrodefesa e Associação Brasileira de Horticultura, com apoio de empresas como FMC, Blue Seeds, AMVAC do Brasil, Schole IPN e outras. A organização é da Win Eventos. As inscrições estão abertas em https://app.virtualieventos.com.br/cbtionline/inscricao.
O Estado de Goiás é o maior produtor nacional de tomate industrial, com área plantada aproximada de 9.600 hectares. A produtividade também é uma das mais elevadas do País, com média de 100 toneladas por hectare. Anualmente, Goiás colhe aproximadamente 960 mil toneladas de frutos, matéria-prima que dá suporte ao funcionamento de um grande parque industrial, que produz ampla gama de produtos atomatados e gera milhares de empregos no campo e nas indústrias.
Da Agrodefesa, vão participar 15 fiscais estaduais agropecuários engenheiros agrônomos que atuam na sede e nas principais regiões produtoras de tomate industrial em todo o Estado. São eles: Daniela Rézio e Silva, Heloísa Rocha, Rodrigo Baiocchi Lousa, Ronnie Von Ribeiro de Faria; Luiz Gonzaga Daniel, Everton Vargas de Andrade, Arceu Paulino de Lacerda, Marcelo Alves de Figueiredo Sousa, Júnior Moisés da Silva, Marcelo Corte Real da Silva, Leonardo Batista Vieira, Josimar Alberto Pereira, Ana Paula Silva, Carlos Alberto Ferreira e Samuel Esteves Pereira.
O presidente José Essado enfatiza que a participação dos profissionais da Agência tem grande relevância pela oportunidade de obtenção de informações e novos conhecimentos sobre os avanços da cultura, que serão fundamentais para aplicação no seu trabalho cotidiano nos processos produtivos, no âmbito do Programa Estadual de Prevenção e Controle de Pragas em Tomate.
Programação
Na terça-feira (23) será realizada a abertura oficial pela pesquisadora e presidente do evento, Maria Alice Quezado Duval, da Embrapa Hortaliças. A programação técnica prevê três cursos e duas palestras no primeiro dia. Um dos cursos tem como tema Pragas/Diagnose do Tomate; outro vai abordar O Uso de Veículos Aéreos Não-Tripulados na Aplicação Agrícola e o terceiro focaliza o tema Manejo da Irrigação na Cultura do Tomate Industrial. Uma das palestras vai abordar as Tendências para o Setor nos Próximos Anos: Uma Análise como Anda o Mercado e Perspectivas futuras. A outra vai tratar sobre Rastreabilidade.
No dia 25, haverá cinco palestras e três painéis, com abordagem de temas técnicos e inovações mercadológicas. As palestras têm os seguintes temas: Tomate para Processamento: Área Cultivada, Particularidades e Desafios: Produção de Tomate Brasil 2020; Inovação no Aproveitamento de Resíduos da Indústria do Tomate e Fertilizantes Alternativos na Produção de Tomate para Processamento Industrial. Já os painéis vão tratar do tema Vira-Cabeça do Tomateiro (vírus) e Manejo de Trips (praga).
No último dia serão três palestras, inclusive uma internacional e dois painéis. Os temas propostos das palestras são: Plataformas Digitais no Manejo de Irrigação; Manejo Inteligente da Irrigação no Tomate Industrial e Superfície e Principais Tecnologias Aplicadas. Já os painéis vão tratar dos temas Controle Biológico de Doenças e Controle Biológico de Pragas. Durante o Congresso haverá apresentação de trabalhos científicos para discussão.
Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) – Governo de Goiás – 3201-3546