Comitê Setorial do Programa de Compliance da Agrodefesa valida relatório do último quadrimestre de 2022

Tema foi tratado nesta sexta-feira (24) com participação dos membros da Secretaria Executiva e de todos os gerentes proprietários de riscos em processos administrativos

Em reunião presencial realizada hoje (24/2), o Comitê Setorial do Programa de Compliance Público do Executivo Estadual (PCP) da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) validou o Relatório Quadrimestral do terceiro quadrimestre de 2022 (3Q22), conforme orientação da Controladoria-Geral do Estado. O Comitê também validou o Questionário de Avaliação das ações, elaborado pela Secretaria Executiva e respondido pelos gerentes que são proprietários de riscos nos processos administrativos e operacionais da Agência.

Na abertura dos trabalhos, o presidente José Essado destacou os resultados alcançados pela Agrodefesa, ao tempo em que agradeceu a toda a equipe pelo empenho na implementação e execução das ações do Compliance Público. Ele também ressaltou que além da identificação dos riscos e alinhamento das ações de controle, é fundamental que essas ações sejam acompanhadas e executadas de forma continuada. Os trabalhos da reunião foram conduzidos pela secretária executiva do Comitê, Elíria Alves Teixeira.

Resultados

O gerente Rafael Costa Vieira, membro da Secretaria Executiva do Comitê Setorial, fez a apresentação resumida dos resultados, alinhando aspectos positivos e negativos, avanços alcançados e propostas para o alcance dos objetivos de forma eficiente. Conforme o relatório, no âmbito da Agrodefesa foram mapeados 46 riscos e formuladas 72 ações de controle.

Ainda em sua apresentação, Rafael Vieira afirmou que um aspecto relevante é que na Agrodefesa o Programa de Compliance está alinhado ao que a Agência realmente faz, tanto na área administrativa, quanto na área finalística. Ele destacou diversos pontos positivos resultantes do PCP, como melhor controle de processos administrativos e operacionais, eliminação de riscos e gargalos em áreas específicas, agilização de procedimentos e, como consequência, oferta de serviços com melhor qualidade aos agropecuaristas.

Em relação ao monitoramento do PCP pela Secretaria Executiva, houve identificação do que precisa ser acelerado, o que deve ser mudado ou reordenado, e também a necessidade de aperfeiçoar o gerenciamento das ações, especialmente com relação ao cumprimento dos prazos.

O diretor de Defesa Agropecuária, Sérgio Paulo Coelho, pediu empenho dos proprietários de risco para agilizar ações que eventualmente estejam pendentes ou atrasadas. O diretor de Gestão Integrada, Augusto Amaral Rocha, observou que, mesmo diante dos resultados positivos apresentados, a Agrodefesa ainda possui riscos que precisam ser identificados, acompanhados das respectivas ações de controle para sua eliminação.

Despedida

O consultor Tiago Borges, da Controladoria-Geral do Estado, que nos últimos três anos acompanhou e coordenou toda a implementação do Programa de Compliance Público na Agrodefesa, anunciou a sua ida para Secretaria da Saúde, onde irá ocupar uma Superintendência. Ele aproveitou para enaltecer a dedicação e o empenho da alta direção, dos gerentes, assessores e servidores da Agrodefesa, que entenderam a importância do Compliance Público, e atuaram de forma profissional, alcançado como consequência, sempre os melhores resultados no ranking da Controladoria-Geral do Estado.

Estiveram presentes também na reunião de hoje os consultores Warley Alves, que também atuou na condução do PCP na Agrodefesa, e, como visitante, a consultora Suellen Dantas, ambos da Controladoria-Geral do Estado. Do Comitê Setorial, estiveram presentes, além do presidente e diretores, os membros Luiz Bruno Roriz e Paulo Lício.

Presidente José Essado destaca dedicação e empenho da equipe e reforça orientação para acompanhamento e execução das ações 

Gerente Rafael Vieira, membro da Secretaria Executiva, faz a apresentação do Relatório Quadrimestral apontando os principais aspectos 

Equipes do Comitê Setorial, da Secretaria Executiva, assessores e gerentes proprietários de riscos em processos administrativos e operacionais 

Consultor Tiago Borges enaltece trabalho realizado na Agrodefesa e anuncia sua despedida

Agência Goiana de Defesa Agropecuária – Governo de Goiás

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo