Com presença do setor produtivo, Agrodefesa celebra campanha da Febre Aftosa
“A produção de Goiás vem sendo decisiva no combate à fome do mundo”, avaliou o governador Marconi Perillo, na manhã de hoje (30), em evento realizado pela Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa), para encerrar a 2ª etapa da campanha de vacinação contra a Febre Aftosa. Em palestra realizada na sede do Fundepc, no Setor Universitário, em Goiânia, Marconi frisou a produtores e representantes do setor que o protagonismo mundial do Estado nesta área continuará, no que depender das políticas de incentivos e estímulos promovidas em seus governos.
Ele lembrou que Goiás responde hoje por 10% da produção nacional, com a um total de 23,5 milhões de toneladas de alimentos para uma população de 6,7 milhões de habitantes, ou seja: o equivalente a 3.507 Kg por habitante/ano. “Isto é suficiente para alimentar 14 vezes a população goiana, ou 94 milhões de pessoas durante um ano inteiro. É comida para alimentar uma França e meia, ou duas Espanhas, ou meio Brasil, durante um ano todo”, disse.
Durante sua palestra, o governador também comemorou a marca de 21 anos sem aftosa em Goiás. “Há 16 anos conquistamos o Certificado de Reconhecimento Internacional de Zona Livre de Aftosa com vacinação, logo no início do meu primeiro governo. E estamos mantendo isso todos esses anos. Mérito de todos os agentes desta importante cadeia produtiva, em especial, ao trabalho admirável dos pecuaristas goianos e dos profissionais da Defesa Agropecuária que atuam no Estado”, disse.
Marconi ressaltou ainda que, neste ano, Goiás conquistou o Certificado de Zona Livre de Peste Suína Clássica. “Esses números tão positivos são parte do legado que deixamos, nessa era de desenvolvimento que Goiás ainda está vivendo. Não é possível compreender o verdadeiro patrimônio de um Governo sem analisá-lo como uma rede de ações que conecta todos os aspectos da gestão”, frisou o governador.
O presidente da Agrodefesa, Arthur Toledo, disse que resultados satisfatórios obtidos nas últimas duas décadas de campanha “são avanços espetaculares, que vêm desde a erradicação da febre aftosa ao reconhecimento internacional de área livre com vacina para Goiás”, observou ele. O presidente falou ainda que as ações sanitárias da Agrodefesa viabilizou a abertura de novos mercados.
Arthur destacou ainda o objetivo da divulgação do resultado. “Queremos divulgar e ressaltar a importância da vacinação contra a aftosa para manter os mercados já existentes e conquistar futuros”, disse. Ele lembrou ainda que gado imunizado é sinal de rentabilidade, produtividade. “Nossa expectativa é continuar produzindo resultados,” sentenciou.
Texto: Leydiane Alves – Assessoria de Imprensa da Agrodefesa, com informações da Imprensa do Governo / Fotos: Cleomar Nascimento