Apresentação do ato normativo que regulariza os eventos leiloeiros on-line
O presidente da AGRODEFESA, José Essado Neto, sua equipe técnica e o Secretário de Estado de Agricultura, pecuária e Abastecimento, Antônio Carlos, convidaram nesta sexta-feira (26/03), representantes do agronegócio, leiloeiros de animais, Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás e os deputados Estaduais Amauri Ribeiro e Paulo Cézar para apresentação do regulamento de leilões virtuais. Durante videoconferência, o secretário Antônio Carlos apresentou o ato normativo que regulariza os eventos leiloeiros on-line com o objetivo de auxiliar o cumprimento do Decreto Estadual n° 9.828, de 16 de março de 2021, que dispõe sobre a retomada do revezamento previsto no caput do art. 2° do Decreto n° 9.653, de 19 de abril de 2020.
José Essado relembrou, que no início da pandemia a Agrodefesa emitiu portarias ditando regras para realização de leilões com a presença de público, a fim de minimizar os riscos de transmissão do COVID-19. Porém, com a nova situação de calamidade se faz necessário modificar as regras para realização, evitando a presença física do público e permitindo somente a modalidade online.
Os deputados estaduais Amauri e Paulo Cézar concordaram com a proposta, visto que os leilões de animais são considerados atividades de suporte, manutenção e fornecimento de insumos necessários à continuidade dos serviços públicos e das demais atividades excepcionadas de restrição de funcionamento, nos termos do Decreto Estadual.
O presidente José Essado, agradeceu a participação de todos os convidados e ressaltou a importância da compreensão do ato normativo, neste momento que precisamos interromper a transmissão do vírus, mantendo o distanciamento social e consequentemente reduzindo a sobrecarga nas unidades de saúde.