Agronegócio responde por 70,6% das exportações goianas em outubro, mostra boletim Agro em Dados 

Com saldo superavitário de US$ 294,815 milhões em outubro de 2019, Goiás participou de 24,4% da balança comercial brasileira. No Estado, o agronegócio foi responsável por 70,6% das exportações goianas. Entre as atividades que registraram crescimento na exportação, de setembro para outubro, estão algodão (72,7%), carne bovina (60,4%) e complexo soja (37,9%). Essas estatísticas positivas do setor integram a terceira edição do boletim Agro em Dados, divulgado nesta segunda-feira, 2 de dezembro, pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa).

Elaborado pela Gerência de Inteligência de Mercado da Superintendência de Produção Rural Sustentável da Seapa, com apoio da Comunicação Setorial da Secretaria, o informativo mensal reúne dados dos principais institutos de pesquisa e bases de dados do agronegócio brasileiro, com o recorte para o Estado de Goiás. Nesta terceira edição, as estatísticas são referentes ao mês de outubro e ao acumulado do ano de 2019, assim como comparativo com anos anteriores.

É o caso do resultado do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil e do Estado, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no qual Goiás teve boa colocação, contribuindo sobremaneira para alavancar a economia nacional. O setor agropecuário goiano apresentou variação em volume no PIB de 19,2%, em 2017, e contribuiu para que a economia em Goiás voltasse a crescer após dois anos de recuos consecutivos em 2015 e 2016. Segundo as estatísticas divulgadas, o PIB do Estado de Goiás atingiu R$ 191,90 bilhões em 2017, com variação de 2,3% no volume, em relação a 2016.

Jurisdicionadas

A novidade desta edição é a publicação de informações sobre as jurisdicionadas à Seapa – Agência Goiana de Defesa Agropecuária – Agrodefesa, Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária – Emater e Centrais de Abastecimento de Goiás – Ceasa Goiás. São desde números sobre assessoramento aos produtores rurais na elaboração de projetos de acesso ao crédito rural, destaques na fiscalização vegetal até volume comercializado na Ceasa.

Segundo o secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Antônio Carlos de Souza Lima Neto, o boletim foi criado para facilitar o entendimento e a tomada de decisão do produtor rural frente ao cenário econômico e produtivo do País e do Estado. “O Agro em Dados tem buscado se aperfeiçoar a cada edição. Com essa ferramenta, o Governo de Goiás busca trazer informações de qualidade, ao mesmo tempo em que divulga seus principais resultados no setor agropecuário para produtores e empresários, líderes empresariais, setor público e possíveis investidores no Estado”, destaca.

Assessoria de Comunicação com informações da Comunicação Setorial da Seapa – 3201-3546

 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo