Agrodefesa vai manter atendimentos e atividades essenciais para garantir a segurança alimentar

Em nova reunião virtual realizada hoje (30/6), ficou deliberado que a Agência Goiana de Defesa Agropecuária – Agrodefesa, órgão do Governo de Goiás, vai manter o atendimento nas Unidades Locais e Regionais, bem como continuar desenvolvendo todas as atividades essenciais de monitoramento, fiscalização, inspeção e também os laboratórios. A medida leva em conta uma análise minuciosa do conteúdo do novo decreto do governador Ronaldo Caiado, que não restringe o funcionamento da Agência, que atua com base em medidas legais publicadas anteriormente. O objetivo é garantir a qualidade dos alimentos que chegam ao mercado consumidor.

O presidente da Agência, José Essado, que coordenou a reunião, disse que o trabalho da Agrodefesa é fundamental e semelhante aos serviços desenvolvidos pela Secretaria de Saúde, Segurança Pública, Secretaria da Economia, Goinfra e outros órgãos do Estado e que suas atividades têm caráter de essencialidade porque estão ligadas diretamente à segurança alimentar e ao abastecimento do mercado.

Condições de trabalho

José Essado enfatizou que a continuidade dos atendimentos precisa levar em conta o acirramento da pandemia do Novo Coronavírus. “Vamos continuar o teletrabalho, vamos ampliar o sistema de revezamento, vamos dividir equipes, fazer atendimentos remotos por telefone e meio eletrônico, fazer agendamento de produtores que precisam ser atendidos nos escritórios”, afirmou Essado. Também as tarefas de fiscalização de frigoríficos, laticínios e outras indústrias de produtos de origem animal serão mantidas.

O presidente também disse que será feito esforço extra no sentido de garantir que todas as unidades tenham sempre máscaras para uso dos servidores, álcool em gel, sabonete líquido para higienização de mãos e outros acessórios necessários à realização dos trabalhos. Ainda na reunião de hoje houve aprofundamento das discussões sobre a necessidade de testes de Covid-19 para todos os servidores, mas principalmente para aqueles que atuam nas linhas de frente da inspeção.

Finalmente, foram debatidos temas administrativos como renovação de contratos com os Correios e com empresa de rastreamento da frota de veículos, sempre com foco na redução de despesas recomendada pelo governador Ronaldo Caiado, especialmente neste momento de pandemia. Participaram da reunião de hoje, além do presidente, também diretores, gerentes, coordenadores de Unidades Regionais, o procurador Setorial, a assessora Técnica da Presidência e assessores das diretorias.

Assessoria de Comunicação – 3201-3546

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo