Agrodefesa, Sistema Faeg e ABC Muares firmam parceria para divulgação do Passaporte Equestre em Goiás

Protocolo de Intenções foi assinado durante o 1º Encontro de Comitivas, realizado em Goiânia, e faz parte das ações de educação sanitária com foco na difusão de iniciativas para melhoria da defesa agropecuária do Estado

Crédito: Agrodefesa.

A Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa), a Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg) e a Associação Brasileira de Criadores de Muares (ABC Muares) assinaram, nesta sexta-feira (12/04), Protocolo de Intenções para apoio na divulgação e implementação do “Passaporte Equestre”, em Goiás. A parceria faz parte das ações de educação sanitária, promovidas pela Agrodefesa, e a assinatura do protocolo foi realizada durante o 1º Encontro de Comitivas, realizado em Goiânia.

“A Agrodefesa tem buscado parcerias com as entidades que representam a agropecuária para apoiar as ações de educação sanitária, tendo em vista que essas possuem grande proximidade com o produtor rural”, explica o presidente da Agrodefesa, José Ricardo Caixeta Ramos. “Assim, poderá ajudá-los e instruí-los sobre a importância de conhecer e atender as normas sanitárias que lhe abrem mercado, ao garantirem a qualidade da sua produção.”

A parceria entre as instituições deverá contribuir para que a divulgação desta ferramenta seja conhecida e utilizada por todos aqueles que criam, comercializam e utilizam os equídeos nos mais variados eventos equestres. Assinam o Protocolo de Intenções, o presidente do Sistema Faeg/Senar, José Mário Schreiner; o presidente da ABC Muares, Waldjan Terêncio; e o presidente da Agrodefesa, José Ricardo Caixeta Ramos.

O Passaporte Equestre foi desenvolvido pela Agrodefesa para facilitar o deslocamento de equídeos (equinos, asininos e muares) pelo estado de Goiás, por meio da desburocratização do cadastro da emissão da Guia de Trânsito Animal (GTA) e comprovante de conformidade sanitária desses animais junto ao Governo de Goiás. A ferramenta substitui uma série de documentos que precisavam ser apresentados pelos criadores nas operações de movimentação de equídeos, dentre eles Guia de Trânsito Animal (GTA), nota fiscal, exame de Anemia Infecciosa Equina (AIE) e atestado de vacinação contra Influenza Equina. Com o Passaporte, todas essas informações estão disponíveis em meio eletrônico, pela identificação dos animais com chip e cadastrados em um documento acessado por QR Code pelo smartphone, tablet ou computador.

Comunicação Setorial da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) – Governo de Goiás

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo