Agrodefesa realiza capacitação sobre o Serviço de Inspeção Municipal para gestores e servidores de prefeituras goianas
Treinamento visa orientar em relação à inspeção de produtos de origem animal, assim como explicar os procedimentos que devem ser adotados para a implementação do SIM nos municípios
A Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) promove nos dias 02 e 03 de maio, em sua sede, em Goiânia (GO), uma capacitação sobre inspeção de produtos de origem animal dos Serviços de Inspeção Municipal (SIM). Voltada para gestores e servidores de prefeituras goianas, o treinamento visa orientar e esclarecer quanto às formas e os procedimentos para a implementação do SIM nos municípios. A expectativa é que mais de 50 pessoas, de diferentes regiões do Estado, participem dos dias de qualificação.
O gerente de Inspeção da Agrodefesa, Paulo Viana, explica que a capacitação permite levar informações aos representantes municipais e mostrar a importância dos serviços de inspeção, que contribuem para fortalecer a economia local e do estado. “Ao fomentar a implementação do SIM nas cidades goianas é possível proporcionar mais oportunidades para produtores de pequeno porte, agricultores familiares, empreendedores rurais e representantes de agroindústrias. Isso porque o SIM é o primeiro canal para a formalização desses produtores e permite ampliar o espaço de comercialização dos produtos, pois estarão inseridos na legalidade”, informa.
A fiscal estadual agropecuário, Flávia Borges, acrescenta que não somente os municípios ganham, mas também todo o estado de Goiás. “A economia fica fortalecida. Por isso a Agrodefesa tem estimulado os municípios, por meio de caravanas, reuniões, visitas e treinamentos, a implementarem o serviço de inspeção municipal para que os produtores de pequeno porte e as agroindústrias possam se regularizar e desenvolver mais. Por consequência, isso estimula a geração de emprego e renda nos municípios”.
Entre os assuntos que serão discutidos destaque para a apresentação de processos administrativos do Serviço de Inspeção e Autuação de processos, registros, rotulagem e procedimento de inspeção, tema que será abordado por Cinthia Yukico dos Santos, servidora do SIM de Rio Verde. A Prefeitura recebeu reconhecimento de equivalência e adesão do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA), assim Rio Verde tornou-se o segundo município goiano habilitado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) a emitir a autorização de comercialização em todo território nacional.
O chefe da Divisão de Defesa Agropecuária da Superintendência Federal de Agricultura em Goiás, André Brandão – que é ligado ao Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) -, participará também da capacitação, abordando os assuntos plano de trabalho do Ministério e e-Sisbi – que é um sistema eletrônico disponibilizado para gestão dos serviços oficiais de inspeção de produtos de origem animal dos Estados, Distrito Federal, Municípios e consórcios de municípios.
Programação completa
02 de maio (quinta-feira)
14 às 14h30 – Abertura
14h30 às 16 horas – O serviço oficial de inspeção no Brasil, com Paulo Viana (gerente de Inspeção da Agrodefesa)
16 às 18 horas – Apresentação dos processos administrativos do Serviço de Inspeção e Autuação de processos, registros, rotulagem e procedimento de inspeção, com Cinthia Yukico dos Santos (SIM de Rio Verde/GO)
03 de maio (sexta-feira)
08 às 10 horas – A inspeção em estabelecimentos de leite e derivados – com Fernanda Pacheco Balestra (Gerência de Inspeção da Agrodefesa)
10 às 12 horas – A inspeção em estabelecimentos de carnes e derivados- exceto abatedouros – com Fábio Alves de Oliveira (Gerência de Inspeção da Agrodefesa)
12 às 14 horas – Almoço
14 às 16 horas – A inspeção em estabelecimentos de ovos, mel e pescados – Flávia Ribeiro Borges (Gerência de Inspeção da Agrodefesa)
16 às 17 horas – E-SISBI e plano de trabalho Mapa – André Brandão (Superintendência Federal de Agricultura/Ministério de Agricultura e Pecuária)
17 às 18 horas – Encerramento e considerações finais
Serviço de Inspeção
Os serviços de inspeção são os responsáveis por assegurar a qualidade de produtos de origem animal comestíveis. Esses acontecem no Brasil em três instâncias: Federal, Estadual e Municipal. O Serviço de Inspeção Federal (SIF) fiscaliza os produtos de circulação nacionais e internacionais, enquanto o Serviço de Inspeção Estadual (SIE) é responsável pela fiscalização dentro do estado. Já o Serviço de Inspeção Municipal (SIM) ocorre em estabelecimentos que só comercializam dentro do município. Com a habilitação e reconhecimento do SISBI-POA, este município pode expandir sua comercialização para todo o território nacional.
Comunicação Setorial da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) – Governo de Goiás