Agrodefesa participa no DF de Reunião Técnica do Programa de Avaliação dos Serviços Veterinários dos Estados
De hoje até a próxima sexta-feira (4 a 6/12), profissionais veterinários e dirigentes de Órgãos Estaduais de Sanidade Agropecuária participam em Brasília da 1ª Reunião Técnica de Aplicação do Programa de Avaliação da Qualidade e Aperfeiçoamento dos Serviços Veterinários – Quali-SV, organizada pela Coordenação de Avaliação e Aperfeiçoamento dos Serviços Veterinários do Departamento de Saúde Animal da Secretaria de Defesa Agropecuária – DSA/DAS do Ministério da Agricultura.
A Agência Goiana de Defesa Agropecuária – Agrodefesa marca presença no evento com participação do gerente de Sanidade Animal, Antônio do Amaral Leal; da coordenadora do Programa Estadual de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose, Glauciane Ribeiro de Castro Pires e do coordenador do Programa Estadual de Enfermidades Vesiculares, Wladimir Lênin Pedro Moraes.
Auditoria
A Reunião Técnica, cuja abertura ocorre no Ministério da Agricultura, tem como objetivo divulgar e nivelar a aplicação da ferramenta Quali-SV junto aos representantes dos órgãos de sanidade agropecuária dos Estados, bem como padronizar conceitos e a metodologia aplicada. O foco central é preparar os órgãos de defesa dos Estados para a auditoria que o Ministério da Agricultura fará ao longo de 2020 para verificar a situação quanto aos preparativos para a retirada da vacinação contra aftosa a partir de 2021.
O Quali-SV tem como papéis fundamentais comunicar o que se espera de um serviço sanitário de qualidade; avaliar os serviços veterinários de forma ampla, sistêmica, organizada e objetiva; ser uma ferramenta de gestão de melhorias; direcionar a aplicação de recursos; fazer o acompanhamento dos planos de ações de melhorias; oferecer bases confiáveis para subsidiar decisões e fazer com que os serviços veterinários cumpram seu papel com eficiência e eficácia.
Os trabalhos continuam até sexta-feira com apresentação e discussão dos conteúdos na sede da Escola Nacional de Gestão Agropecuária, também em Brasília. Além de Goiás, os Estados do Paraná, Acre, Piauí, Sergipe, Bahia, Santa Catarina e Amazonas participam da Reunião Técnica, já que serão alvo de auditorias no próximo ano. Além dessas unidades, participam também do evento representantes de Roraima, Pará e Distrito Federal. Os demais Estados serão capacitados com Reunião Técnica semelhante em fevereiro de 2020.
Assessoria de Comunicação – 3201-3546