Agrodefesa participa de workshop promovido pela Andagro
A Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) foi representada pelo Fiscal Agropecuário Estadual, José Reis, em um workshop promovido pela Associação Nacional das Empresas Prestadoras de Serviços em Defesa Agropecuária (Andagro), no dia 3 de novembro, na sede da Confederação Nacional da Agricultura (CNA), em Brasília. Além de promover a apresentação formal da associação aos convidados, a ANDAGRO aproveitou o encontro para divulgar oportunidades de negócios e serviços das empresas associadas, que inclui: assessoria e consultoria; análise de risco, serviços de laboratórios credenciados e etc.
Para José Reis, os serviços prestados pela Andagro envolve atuação profissional, quase sempre especializada. E acrescentou: “a área de atuação da associação pode representar oportunidades profissionais para engenheiros agrônomos que, muitas vezes, não são devidamente ocupadas por estes profissionais”.
Uma das conclusões resultante da discussão promovida no evento é que a comunicação é um dos pontos primordiais a ser otimizada na relação empresas x órgãos de defesa. “Diversos problemas ocorrem em função de ruídos nas mensagens”, pontuou José Reis. O agrônomo destacou ainda que outro impasse a ser enfrentado é a questão legal. “Diversas legislações foram levantadas e, em alguns casos é necessário concatená-las e divulgá-las para maior conhecimento das empresas. Em outros casos é necessária até rediscuti-las para alguns ajustes”, admitiu.
Os representantes da ANDAGRO revelaram durante o evento que, de acordo com levantamento feito nas empresas que atuam no segmento, ficou evidenciado o déficit de empreendedores. A pesquisa também mostrou que a maioria dessas empresas está concentrada nas regiões sul, sudeste e centro-oeste do País.
Texto: Assessoria de Imprensa do Crea-GO