Agrodefesa participa de operação de combate a agrotóxicos impróprios para uso no Sudoeste goiano

Atendendo convite do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – Ibama e do Comando de Policiamento Ambiental – CPA, a Agência Goiana de Defesa Agropecuária – Agrodefesa participou de operação concluída na terça-feira (3/12), na região Sudoeste de Goiás, voltada ao combate de agrotóxicos impróprios para uso nas lavouras, seja por motivo de contrabando ou por data de validade vencida, além de outras irregularidades.

A operação abrangeu fazendas dos municípios de Serranópolis, Chapadão do Céu e Mineiros. Os fiscais encontraram agrotóxico importado, de uso proibido no Brasil, armazenado de forma irregular. São produtos da marca comercial Potenter, importados do Paraguai e de fabricação chinesa, não registrados no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – Mapa. Também foram encontradas mais de duas toneladas de agrotóxicos com data de validade vencida.

O Ibama aplicou nove autos de infração no valor global de R$ 266.163,00. Também contabilizou 332 embalagens de defensivos fora dos padrões legais de uso e armazenamento. Houve notificação de quatro propriedades para adequação de depósito de agrotóxicos e armazenamento adequado.

Agrodefesa

A Agrodefesa constatou irregularidades como armazenamento inadequado, queima de embalagens de agrotóxicos (quando o correto é devolver as embalagens nos postos de recolhimento), reutilização de embalagens vazias e produtos vencidos. Os fiscais da Agência lavraram sete autos de infração com aplicação de multas leves e graves.

Todas as ações da operação foram executadas em conformidade com as leis e normativas que regem a compra, armazenamento, aplicação e devolução de embalagens vazias de agrotóxicos. O Comando da Polícia Ambiental evocou o artigo 56 da Lei 9.605/1998 – Lei de Crimes Ambientais, que prevê punição para a aquisição, armazenamento e uso de substância tóxica, perigosa ou nociva à saúde humana, em desacordo com as exigências legais.

Assessoria de Comunicação – 3201-3546

 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo