Funcionalidades e vantagens do Passaporte Equestre são apresentadas na 16ª edição do Encontro Nacional de Muladeiros

Profissionais das áreas de Educação Sanitária, Sanidade Animal e Fiscalização Agropecuária da Agrodefesa vão orientar o público, em espaço especial no Parque de Exposição Agropecuária de Iporá, sobre as vantagens do Passaporte Equestre

Foto Enio Tavares

Considerado o maior evento de muares do mundo, o Encontro Nacional de Muladeiros teve início na última terça-feira (23/01), em Iporá, região Oeste de Goiás. Em sua 16ª edição, o evento deve reunir, até o dia 28/01, milhares de apreciadores da espécie para a realização de uma série de atividades desportivas no Parque de Exposição Agropecuária do município. Neste ano, a Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) marca presença em todos os dias do evento. Técnicos das áreas de Educação Sanitária, Sanidade Animal e Fiscalização Agropecuária da Agência vão oferecer atendimento orientativo das 8h às 18h, em estande especial montado para o evento.

Conforme explica o presidente da Agrodefesa, José Ricardo Caixeta Ramos, a presença no encontro vai permitir que seja apresentada, de maneira didática, as funcionalidades do Passaporte Equestre, lançado em abril de 2022.

“Trabalhamos para facilitar o transporte equestre em eventos dessa natureza. Para isso, criamos o Passaporte que confere, ao proprietário do animal, autonomia para emitir suas liberações diretamente no Sistema de Defesa Agropecuária (Sidago). A parceria com o evento vai nos permitir levar informações de como esse público pode se beneficiar dessa facilidade logística”, esclarece.

O público interessado em conhecer as vantagens e os requisitos para conseguir o Passaporte Equestre pode se dirigir ao espaço da Agrodefesa, que estará transmitindo vídeo orientativo sobre o assunto, além de disponibilizar técnicos para tirarem dúvidas.

“Se antes os criadores de equídeos e demais pessoas dependiam de um responsável técnico do evento para emitir a Guia de Trânsito Animal (GTA) para liberar o retorno, com o Passaporte Equestre, eles mesmos fazem essa liberação diretamente no Sidago. Agilidade e praticidade que vieram com esse serviço”, enaltece a gerente de Educação Sanitária da Agrodefesa, Telma Gonzaga.

Sobre o passaporte equestre

Criado pela Lei 20.947/2020 e lançado pelo governador Ronaldo Caiado durante o Encontro de Muladeiros realizado em abril de 2022, o Passaporte Equestre é uma ferramenta que substitui uma série de documentos que precisavam ser apresentados pelos criadores e profissionais veterinários nas operações de movimentação de equídeos, dentre eles Guia de Trânsito Animal (GTA), nova fiscal, exames de anemia infecciosa equina (AIE), mormo e atestado de vacinação contra influenza equina. Quem faz adesão pelo passaporte tem uma extensão no prazo de validade dos exames, que passa de 60 para 180 dias. Com o Passaporte, todas essas informações vão estar disponíveis em meio eletrônico, pela identificação dos animais com chip e cadastrados em um documento acessado por QR Code pelo smartphone. 

Clique aqui e confira o manual que explica como solicitar o passaporte equestre

Assista ao vídeo explicativo sobre o passaporte equestre

 

Comunicação Setorial da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) – Governo de Goiás

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo