Agrodefesa orienta produtores rurais de São Miguel do Passa Quatro sobre produção de queijos artesanais

Em reunião realizada na terça-feira (7/1), na Câmara Municipal de São Miguel do Passa Quatro, dirigentes da Agência Goiana de Defesa Agropecuária – Agrodefesa orientaram produtores rurais para a produção e comercialização de queijos artesanais, conforme previsto na Instrução Normativa nº 6/2019 da Agência. O encontro reuniu cerca de 25 produtores, inclusive integrantes da Associação de Pequenos Produtores do Município, com vocação para a produção de queijos artesanais. O evento, realizado em parceria com a prefeitura, foi organizado pelo deputado estadual Amauri Ribeiro.

Na abertura dos trabalhos, que teve participação também de vereadores e representantes do Senar-Goiás, o parlamentar falou da importância de valorizar os pequenos produtores, que precisam ordenar as suas atividades, agregar valor aos produtos e melhorar sua renda. Ele disse também que São Miguel do Passa Quatro, município que se caracteriza como importante ponto no trajeto entre Brasília e Caldas Novas, pelo grande fluxo de turistas que passa pelo local, pode consolidar um projeto piloto de produção e comercialização de queijos artesanais em conformidade com as normas legais. No evento, foi abordada também a possibilidade de viabilizar linhas de crédito para os produtores.

Orientações técnicas

O gerente de Inspeção da Agrodefesa, Paulo Roberto Lucas Viana Filho, discorreu sobre a Instrução Normativa, que alinha todos os procedimentos necessários para a produção de queijos artesanais, incluindo o registro da atividade na Agrodefesa. Ele também abordou aspectos como a importância da fabricação de produtos de qualidade, que receberão classificação com o Selo Arte, e poderão ser comercializados para todo o território nacional. Conforme disse, os produtores têm a oportunidade de se manterem em suas propriedades, agregar valor aos produtos e contribuir para o desenvolvimento econômico do Estado. Ao longo do encontro, Paulo Viana respondeu a vários questionamentos e esclareceu dúvidas dos participantes.

O diretor de Defesa Agropecuária da Agrodefesa, Sérgio Paulo Coelho, disse que a Agência tem todo interesse em orientar e colaborar com os produtores rurais, em todo o Estado, que estejam interessados na produção de queijos artesanais. Ele enfatizou que a Agência está aberta a todos, disposta a oferecer as orientações necessárias, acolher os pedidos de registro e fomentar o processamento de produtos de qualidade. Na reunião de São Miguel, esteve presente também a veterinária Coraci de Paula, fiscal estadual agropecuária da Agrodefesa.

A regulamentação sobre a produção e comercialização de queijos artesanais é resultante de debates, avaliações, estudos e propostas da Agrodefesa, da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, da Emater-Goiás, do Ministério da Agricultura e de entidades representativas do setor lácteo. A Instrução Normativa nº 6/2019 está disponível no site da Agrodefesa, no link https://goias.gov.br/agrodefesa/wp-content/uploads/sites/49/2020/01/820178-c73.pdf

Assessoria de Comunicação – 3201-35436

   

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo