Produtores devem informar coordenadas geográficas das propriedades rurais, alerta Agrodefesa

A Agência Goiana de Defesa Agropecuária – Agrodefesa continua a orientar e mostrar aos produtores goianos sobre a necessidade de informar as coordenadas geográficas das propriedades rurais (ponto de localização). Sem tomar essa providência, os pecuaristas ficam impedidos de fazer a Declaração de Vacinação contra a febre aftosa. A medida é obrigatória e faz parte das exigências do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – Mapa para a retirada da vacina em 2021, previstas no Plano Estratégico do Programa Nacional de Prevenção e Erradicação da Febre Aftosa – PNEFA.

O presidente da Agrodefesa, José Essado, argumenta que sem atualizar as informações cadastrais, o que inclui a inserção das coordenadas geográficas e também as rotas de acesso às propriedades, os criadores não conseguirão fazer a declaração de vacinação do rebanho – cuja campanha de imunização de bovinos e bubalinos de zero a 24 meses vai até o dia 30 deste mês. Também não conseguirão fazer a declaração de todo o rebanho. Essado explica que essas exigências resultarão em benefício para os pecuaristas, porque facilita o acesso e o atendimento prestado pelo Serviço Veterinário Oficial, principalmente em situações adversas. 

Como fazer

O roteiro para obter as coordenadas geográficas das sedes das propriedades rurais é muito simples. Elas devem ser buscadas no ponto de localização da sede da propriedade, ou, caso não exista sede, do curral de manejo dos animais, no formato Latitude e Longitude (graus, minutos e segundos). Esta informação pode ser obtida in loco na propriedade, por meio de aplicativos de celular e aparelho de GPS, ou mesmo de programas/softwares como o Google Earth e o Google Maps, diretamente na Internet. Os pecuaristas também podem procurar os escritórios Regionais e Locais da Agrodefesa nos municípios onde se localizam as fazendas, para receberem orientações sobre como obter e informar as coordenadas geográficas.

A Gerência de Sanidade Animal da Agrodefesa recomenda aos produtores que façam a comunicação das informações o quanto antes, evitando transtornos e atropelos futuros para a emissão das Guias de Trânsito Animal – GTAs e consequente movimentação de animais. A Agrodefesa, com apoio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, elaborou um roteiro para obtenção das coordenadas geográficas, que podem ser buscadas pelo computador ou telefone celular. Veja o banner para busca em computador e celular.

Assessoria de Comunicação – 3201-3546

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo