Agrodefesa orienta produtores sobre uso do Sidago para declarar vacinação e acessar outros serviços

A Agência Goiana de Defesa Agropecuária – Agrodefesa, órgão do Governo de Goiás, orienta os produtores rurais para que façam o cadastro e obtenham login e senha no Sistema de Defesa Agropecuária de Goiás – Sidago, pelo qual podem fazer declaração eletrônica da vacinação do rebanho contra febre aftosa e raiva dos herbívoros, além de muitos outros serviços que facilitam sua vida, especialmente neste momento de isolamento ocasionado pela Covid-19. Os servidores das Unidades Regionais e Locais da Agência em todo o Estado, bem como parceiros de Sindicatos Rurais e Cooperativas, estão aptos para ajudar os produtores rurais a fazer o cadastro. 

Os procedimentos são simples e, após obter a senha e fazer login, a operacionalização também é bastante amigável. A ferramenta está disponível na capa do site da Agrodefesa (www.agrodefesa.go.gov.br). Ao abrir o link Sidago, o produtor rural terá todas as informações para fazer o cadastro e obter login e senha. Para facilitar a adesão, foi inserido o Manual de Uso do Sistema e elaborado o passo a passo de como solicitar senha no Sistema. A senha de acesso é concedida aos proprietários ou possuidores de estabelecimentos rurais localizados no Estado de Goiás, após cadastro na Agrodefesa e com Inscrição Estadual na Secretaria da Fazenda do Estado de Goiás.

A senha poderá ser solicitada através do próprio Sidago, clicando no link Primeiro Acesso Produtor, após anexar os documentos solicitados pelo sistema. O pedido de senha será encaminhado à unidade da Agrodefesa do município da propriedade, que avaliará a documentação e vai liberar o acesso. Essa avaliação demora, em média, de 1 a 10 dias. Ao se constatar a conformidade das informações, o produtor recebe a senha em seu e-mail e terá acesso ao sistema. Após a adesão, o produtor rural que pedir a senha fica sujeito às cláusulas da Instrução Normativa nº 2/2018 da Agrodefesa.

A adesão ao sistema permite ao produtor o acesso às seguintes informações e operacionalidades do Sidago:

  • Emissão de Guias de Trânsito Animal Eletrônica (e-GTA
  • Emissão de Autorização e Permissão de Trânsito de Vegetais (ATV e PTV)
  • Consulta e impressão da 2ª via de documentos emitidoExtrato de movimentação de rebanho
  • Ficha completa da propriedade contendo dados cadastrais, saldo de rebanho por espécie, vacinações realizadas
  • Declaração de vacinação
  • Cadastro das áreas de produção agrícola
  • Recepção de receitas agronômicas de agrotóxicos
  • Emissão de Documentos de Arrecadação de Receitas Estaduais – DARE.1
  • Emissão de Nota Fiscal Eletrônica

Assessoria de Comunicação – 3201-3546

 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo