Agrodefesa estende abrangência do Programa de Compliance Público para suas Unidades Regionais

Em reunião virtual realizada hoje, cerca de 80 servidores que atuam na sede e nas 12 Unidades Regionais receberam informações e conceitos sobre o Eixo Gestão de Riscos

A Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) deu mais um passo no que diz respeito à implementação do Programa de Compliance Púiblico (PCP) do Governo de Goiás no âmbito de suas unidades administrativas. Para tanto o Comitê Setorial e a Secretaria Executiva promoveram reunião com servidores da Agência que atuam na sede, nas 12 Unidades Regionais e também em Unidades Locais que, a partir de agora começam o processo de execução do PCP no Eixo Gestão de Riscos.

Os trabalhos foram abertos pelo diretor de Gestão Integrada, Augusto Amaral Rocha, que representou o presidente José Essado. Ele falou sobre os resultados positivos já alcançados no âmbito do Programa nas áreas já abrangidas, reforçando que com a inclusão das Unidades Regionais a Agência vai se destacar ainda mais nas práticas da boa gestão pública, transparência e aplicação dos recursos públicos.

A coordenação do encontro ficou a cargo da assessora Técnica e secretária executiva do Comitê Setorial, Elíria Alves Teixeira. Já as informações técnicas e orientações foram repassadas pelo consultor Tiago Borges, ligado à Controladoria-Geral do Estado, responsável pela implementação do PCP na Agrodefesa.

Saldo positivo

A secretária Executiva do Comitê Setorial, Elíria Teixeira, fez um balanço sobre o andamento do PCP na Agrodefesa, informando que até o momento já executam o Programa a Presidência, na chefia de Gabinete, na Assessoria Contábil, na Secretaria Geral, na Diretoria de Defesa Agropecuária e suas gerências, assim como Diretoria de Gestão Integrada e suas gerências, além da Procuradoria Setorial.

Conforme disse, até o momento a Agrodefesa já criou 50 projetos que incluem dezenas de ações em andamento e resultados exitosos. Tanto que, neste ano de 2022, a Agência conquistou o primeiro lugar na pontuação geral entre os órgãos, com a nota 90,40, no ranking do Compliance Público elaborado pela Controladoria-Geral do Estado.

O consultor Tiago Borges Vieira Borges, assessor de Controle Interno na Secretaria da Agricultura e também responsável pela implementação do PCP na Agrodefesa, discorreu sobre os conteúdos conceituais do Programa, sua instituição legal pelo Governo do Estado, os eixos com os quais trabalha e os objetivos que já começaram a ser alcançados. Também apontou os dispositivos legais que regem o PCP. Também repassou orientações sobre as etapas iniciais do processo o que inclui a identificação dos riscos existentes para posterior discussão, consolidação e elaboração de ações práticas capazes de eliminar e/ou minimizar esses riscos.

A reunião de hoje teve a participação dos coordenadores das 12 Unidades Regionais. São eles Giovani Miranda (Rio Verdão/Rio Verde); Sávio Carrijo (Alto Araguaia/Jataí); Valfrido Morbeck (Rio Caiapó/Iporá) Lúcio Costa e Silva Crua (Rio Corumbá/Catalão); Paulo César Romão Júnior (Rio das Almas/Cres); Renan William Martins de Abreu (Rio das Antas/Anápolis); Sérgio Nomelini de Carvalho (Rio do Ouro/Porangatu); Israel Mendes Ivo (Rio dos Bois/São Luís de Montes Belos); Geraldo Pereira Filho (Rio Itiquira/Formosa); Raymundo Jerônimo Machado de Souza Santos (Rio Paranã/Posse); Felipe Dantas de Góes Moura (Rio Paranaíba/Itumbiara) e Raulino Cândido Gonçalves (Rio Vermelho/Goiás). Também participaram integrantes da Secretaria Executiva e diversos servidores que atuam nas Unidades Regionais e Locais, bem como da Assessoria Contábil.

 

 

Agência Goiana de Defesa Agropecuária – Governo de Goiás

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo