Agrodefesa elabora Planejamento Estratégico para o triênio 2022/24

Trabalho vai definir metas, indicadores de desempenho e monitoramento, em consonância com o Plano Plurianual do Governo Estadual e com o Programa de Compliance Público

A Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) está empenhada na elaboração do seu Planejamento Estratégico, com abrangência temporal de 2022 a 2024. Com esse objetivo, o presidente José Essado institui um Grupo de Trabalho específico, que tem realizado reuniões periódicas para estabelecer as diretrizes visando a formatação do documento final. 

Nesta fase, o foco principal é a definição de objetivos, a seleção de prioridades nas áreas fins e áreas meio, avaliação da disponibilidade orçamentária/financeira e outros pontos que dão suporte ao avanço dos trabalhos. Na elaboração do Planejamento Estratégico, os servidores da Agrodefesa têm o apoio do coordenador de Planejamento Estratégico Setorial da Secretaria da Economia, Vinícius Chaer, e da assessora Amanda Flores, também daquela Pasta. 

O presidente da Agência, José Essado, destaca a importância do Planejamento Estratégico alinhado ao Plano Plurianual – PPA do Governo Estadual, com observância também dos princípios do Programa de Compliance Público. “A meta é ter um planejamento equilibrado e eficaz, para orientar as ações, implementar as atividades com mais eficácia, atingir melhores resultados e alinhar sua atuação com o macroplanejamento do Governo Estadual”, enfatiza. Internamente, a coordenação dos trabalhos está a cargo da assessora Técnica da Presidência, Elíria Alves Teixeira, e da coordenadora Operacional, Nathália da Fonseca Costa. 

Etapas

O coordenador Vinícius Chaer explica que a Secretaria da Economia colabora com os demais órgãos na elaboração de seus planejamentos. Na fase inicial, o que se discute é a identidade institucional, com estabelecimento de missão, visão e valores, para, a partir daí, elaborar o mapa estratégico das ações, com definição clara de objetivos. Para tanto, uma das ferramentas usadas no processo é o programa de gestão de tarefas da matriz SWOT (Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças), que dá suporte à elaboração do Mapa de Indicadores de Desempenho das metas fixadas. 

Vinícius Chaer também defende a necessidade de utilizar ferramentas eficientes de monitoramento das ações, o que permite correções e ajustes ao longo da execução do plano. Conforme explica, após a definição das ações e metas de cada unidade, o órgão deverá fazer o desdobramento mais detalhado de cada uma delas, com atribuições para as diversas áreas, viabilizando a execução da parte operacional do Planejamento Estratégico. “Se implementado e conduzido com eficácia, os resultados positivos certamente virão”, enfatizou Vinícius Chaer.

Grupo de Trabalho

O Grupo de Trabalho criado no âmbito da Agrodefesa tem como integrantes também o gerente de Fiscalização Animal, Janilson Azevedo Júnior; a coordenadora do Programa de Certificação Fitossanitária da Gerência de Sanidade Vegetal, Fernanda de Sillos Faganello; o gerente de Fiscalização Vegetal, Márcio Antônio de Oliveira e Silva; o coordenador do Programa Estadual de Controle da Raiva dos Herbívoros da Gerência de Sanidade Animal, Fernando Borges Bosso; o gerente de Inspeção, Paulo Viana; 

E ainda o gerente do Laboratório de Análise e Diagnóstico Veterinário, Rafael Costa Vieira; o responsável pelo Plano Plurianual da Gerência de Gestão e Finanças, Cesário Geraldo Galvão; o coordenador da Regional Rio das Antas, Renan William Martins de Abreu; o gerente de Tecnologia, Carlos Howes; o representante do Colegiado Vegetal, José de Souza Reis; a líder de área ou projeto da Gerência de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, Rosana Cristina Martins e o técnico em Gestão Pública da Gerência de Compras e Apoio Administrativo, Welson José Tanja.

 

 

 

Amanda Flores, assessora da Secretaria da Economia, repassa

informações aos servidores da Agrodefesa

 



Integrantes do Grupo de Trabalho da Agrodefesa designados para

elaboração do Planejamento Estratégico

 

Comunicação Setorial da Agrodefesa – Governo de Goiás

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo