Agrodefesa e SES firmam parceria para fortalecer controle e prevenção às zoonoses em Goiás
Termo de cooperação prevê ações integradas de educação sanitária, troca de conhecimento e padronização de leis para proteger tanto rebanho quanto população goiana
A Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) assinou termo de cooperação com a Secretaria de Estado de Saúde (SES) voltado para controle e prevenção à disseminação de zoonoses que colocam em risco rebanhos e a população goiana. Por meio da parceria será possível o compartilhamento de informações e realização de ações técnicas em conjunto entre as pastas, assim como integração do trabalho de educação sanitária para diferentes públicos.
Estão previstas a padronização de legislações e procedimentos ligados à saúde pública e à notificação, de forma recíproca e oficial, de casos suspeitos ou confirmados de zoonoses segundo o Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa) e o Sistema Único de Saúde (SUS). Inclusive, nos casos de doenças emergenciais ou exóticas, o convênio prevê que a notificação seja de forma imediata.
É foco ainda da parceria o desenvolvimento de capacitações e troca de conhecimentos técnicos e gerenciais por meio de reuniões, palestras e treinamentos voltados para os públicos internos das duas pastas, e a realização de testes diagnósticos para a raiva urbana solicitados pelos municípios ao Laboratório de Análise e Diagnóstico Veterinário (Labvet).
“O convênio estabelece uma relação institucional entre a Agência e a Secretaria, permitindo que as partes possam manter uma comunicação efetiva e adoção de esforços para maior controle de doenças no Estado”, assegura o presidente da Agrodefesa, José Ricardo Caixeta Ramos.
De acordo com o gerente de Sanidade Animal da Agrodefesa, Rafael Vieira – e gestor do termo de cooperação – a iniciativa vai servir de oportunidade para a criação de um ambiente técnico-administrativo de integração entre a Agência e a SES. Para isso, ressalta ele, será definido plano de ação no prazo de até 60 meses.
“Esse plano prevê a disponibilidade de profissionais, equipamentos e insumos de interesse para realmente efetivar a parceria. Mas é importante ressaltar que tudo isso permitirá um fluxo de informações mais eficiente e a melhoria de ações de saúde e cuidado com a população, como também avanços no trabalho da Agrodefesa frente ao controle e erradicação das doenças infecciosas que fazem parte dos nossos programas sanitários”, reforça.
Comunicação Setorial da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) – Governo de Goiás