Agrodefesa e parceiros realizam ação para recolhimento de embalagens vazias de agrotóxicos em Santa Isabel
Em apenas um dia, foram recolhidos mil quilos de embalagens no município
Nesta semana, produtores rurais de propriedades de pequeno porte de Santa Isabel e do povoado de Cirilândia tiveram a oportunidade de devolver embalagens vazias de agrotóxicos por meio do Recebimento Itinerante. É um modelo de descarte que faz parte do Sistema Campo Limpo do Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (inpEV), entidade gestora do Sistema Campo Limpo e Sistema Brasileiro de Logística Reversa de Embalagens Vazias de Defensivos Agrícolas.
A ação foi resultado de parceria entre a Regional Rio das Almas da Agrodefesa, localizada em Ceres, a Associação dos Revendedores Agropecuários do Centro Norte Goiano e Região (Arago) e a Secretaria do Meio Ambiente e Agricultura de Santa Isabel. Para a efetivação do evento foi necessário ter apoio de uma central de recebimento, garantido pela Arago, que possui uma central instalada em Goianésia.
De acordo com o coordenador da Unidade Regional Rio das Almas, Paulo César Romão Júnior, somente em Santa Isabel, no dia 27 de junho, foram recolhidos cerca de mil quilos de embalagens vazias. “A iniciativa favoreceu a vida dos pequenos produtores, que não precisaram se deslocar até a central em Goianésia para devolver embalagens vazias”.
Além da mobilização e divulgação do Recebimento Itinerante, a Agrodefesa participou da reunião prévia para a escolha do melhor local para recebimento das embalagens e os profissionais da Agência permaneceram no local durante todo o evento, repassando orientações técnicas aos agricultores.
Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa)