Agrodefesa conquista Selo Diamante no 1º Prêmio Ética e Responsabilidade do Programa de Compliance Público de Goiás
Premiação conquistada pela Agência é a maior honraria na aplicação da ética e da responsabilidade na gestão pública
A Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) recebeu nesta quinta-feira (17/10) o Selo Diamante, no 1º Prêmio Ética e Responsabilidade do Programa de Compliance Público (PCP) do Poder Executivo do Estado de Goiás. Promovida pela Controladoria-Geral do Estado de Goiás (CGE-GO), a premiação visa reconhecer boas práticas na gestão pública, destacando o compromisso com a ética, a integridade e a responsabilização por atos ilícitos, além da prevenção e resolução consensual de conflitos.
A premiação incentivou a participação ativa dos servidores dos órgãos e entidades do PCP na incorporação de princípios e valores éticos da Administração Pública, promovendo o desenvolvimento de ações voltadas para uma atuação responsável, alinhada aos padrões éticos, morais e legais.
Conforme o regulamento do prêmio deste ano, conquistaram o Selo Diamante os órgãos que atingiram entre 90 e 100 pontos – que é o caso da Agrodefesa -, Ouro, 80 e 89 pontos, e Prata, 70 e 79 pontos. Para pontuar no quesito Responsabilidade a instituição deve ter realizado atividades da área correcional, com foco na prevenção da prática de transgressões disciplinares, ilícitos praticados por licitantes ou contratados, atos lesivos contra a Administração praticados por entes privados, bem como o incremento das atividades de solução consensual de conflitos.
Reconhecimento
O presidente da Agrodefesa, José Ricardo Caixeta Ramos, celebrou a conquista e dedicou o prêmio aos servidores da Agência pelo excelente trabalho realizado em 2024 e nos últimos anos. “A premiação reflete o compromisso da Agência e de seus servidores com o desenvolvimento sustentável do Estado, pautado pela responsabilidade, transparência e os mais elevados padrões éticos e morais da gestão pública empregados diariamente na realização de suas atividades”, destaca.
A Agrodefesa conta com o Comitê Setorial de Compliance, que planeja as estratégias a serem aplicadas na instituição em gestão de riscos, no fomento à transparência, responsabilização e por atos de gestão em conformidade com os padrões éticos e legais.
“O Selo Diamante expressa o esforço de todos os servidores, tendo como pilar o apoio dado pela alta gestão da Agrodefesa, que sempre esteve engajada na implementação do Programa de Compliance Público. E neste ano, assim como em anos anteriores, focou nos quesitos exigidos pelo prêmio, tendo tido êxito na participação efetiva dos servidores em eventos de capacitação sobre boas práticas de gestão pública, com foco na integridade, ética, responsabilização e prevenção e resolução consensual de conflitos”, explica Elíria Alves Teixeira, coordenadora da Secretaria Executiva do Comitê Setorial do Programa de Compliance da Agrodefesa.
“Essa conquista é um orgulho para todos os servidores da pasta, que sempre estiveram empenhados em desenvolver os pilares previstos no Programa de Compliance Público, especialmente nos pilares de ética e responsabilidade. É uma evidência ainda da maturidade alcançada pela Agrodefesa em seus processos e atuação, sempre com compromisso em atender com excelência e compromisso o cidadão”, afirma Renan Willian, diretor de Gestão Integrada da Agrodefesa.
O chefe de Gabinete, Vinícius Teixeira, também destaca, “As ações do prêmio de ética e responsabilidade fortaleceram e aprimoraram na Agrodefesa a internalização de princípios e valores éticos próprios da administração pública, em conformidade com os padrões éticos, morais e legais.”
Em 2021, 2022 e 2023, a Agência também conquistou o 1º lugar no Ranking do PCP, reforçando o contínuo empenho em promover uma administração pública exemplar. O órgão recebeu outros troféus como o Selo Ouro em Transparência Pública, em 2021, 2022 e 2023. Nesses anos conquistou o 1º lugar como órgão que mais se destacou na implementação do Programa de Compliance Público, com resultados expressivos na Gestão de Riscos – categoria do grupo 2.
Premiação
Diferentemente das edições anteriores, este ano as premiações contemplaram as secretarias, autarquias, fundações e empresas públicas goianas divididas em quatro temáticas: Governança, Ética e Responsabilidade, Goiás Mais Transparente e Ouvidoria. Enquanto as categorias se dividiram, os selos das premiações continuam iguais aos anos anteriores, sendo divulgados apenas o prêmio para as instituições que atingem as categorias: Diamante, Ouro e Prata. Os órgãos também foram subdivididos em grupos, conforme o número de servidores. Grupo 1 – até 250 servidores/empregados; Grupo 2 – de 251 até 1049 servidores/empregados (que a Agrodefesa faz parte); Grupo 3 – mais de 1050 servidores/empregados.