Agrodefesa busca padronizar ações em todo o Estado para garantir a sanidade do rebanho goiano
Reuniões entre a Gerência de Sanidade Animal e as 12 regionais da Agência têm por finalidade uniformizar a execução de programas, assegurar a qualidade de itens de origem animal e conferir mais mercado aos produtos goianos
Desde o início de janeiro, a Gerência de Sanidade Animal da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) tem realizado uma série de reuniões envolvendo integrantes de suas 12 regionais em Goiás. O objetivo é padronizar a execução dos programas de sanidade animal de norte a sul do Estado. A ação atende ainda ao eixo de Gestão de Riscos do Programa de Compliance Público, que possibilitou às diferentes gerências da Agrodefesa realizarem levantamento dos potenciais riscos inerentes a cada uma delas.
“Na sanidade animal, identificamos a necessidade de trabalhar de forma padronizada a execução dos programas de sanidade. Isso se faz necessário para garantir a sanidade do rebanho goiano e a qualidade dos produtos derivados de animais que atestamos, e também para termos melhores desempenhos nas missões internacionais interessadas em ampliar mercado para nossos produtos”, declara o gerente de Sanidade Animal da Agrodefesa, Rafael Vieira.
Além das reuniões de janeiro, estão previstas outras com a mesma temática a cada dois meses, envolvendo todos os fiscais e agentes que lidam com sanidade animal. Durante os encontros, eles são informados sobre as metas que devem atingir com destaque nas áreas de notificação de doenças, de encerramento de focos de anemia, de fiscalização de produtos de origem animal em ruminantes, de controle de morcegos, de vigilância ativa de raiva, febre aftosa, entre outras.
“O objetivo dessas reuniões é atender ao nosso planejamento estratégico, e ao plano de Governo amparado pelo Compliance Público. Como trabalhamos de forma capilarizada, com equipes distribuídas nas Unidades Operacionais Locais em todas as regiões, esses alinhamentos se fazem necessários e contribuem para o aprimoramento da nossa ação”, avalia.
Comunicação Setorial da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) – Governo de Goiás