Agrodefesa acelera execução do Planejamento Estratégico 2022-2024

Reunião de trabalho com participação de todo o corpo diretivo e técnico nivelou conhecimentos e definiu procedimentos para agilizar a implementação das ações alinhadas no documento

A Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) está empenhada em acelerar a execução do Planejamento Estratégico 2022-2024, ferramenta de gestão que estabelece ações, projetos, programas, medidas legais e administrativas. O objetivo é garantir que a Agência possa desenvolver a sua missão de executar a política de defesa agropecuária em Goiás com eficácia, tendo como foco a oferta de alimento seguro à população, garantir a sustentabilidade sanitária, ambiental e econômica do agronegócio, com resultados positivos para a sociedade goiana.

Na tarde de quarta-feira (31/5), em reunião realizada na sede da Agrodefesa, o Planejamento Estratégico foi apresentado ao corpo diretivo e gerencial, oportunidade em que foram destacadas todas as propostas alinhadas no documento, bem como metas a serem alcançadas e indicadores que irão medir o desempenho do Planejamento ao longo de sua execução. Os trabalhos foram conduzidos pela coordenadora da Secretaria Executiva do Comitê Setorial do Compliance da Agrodefesa, Elíria Alves Teixeira. Já a coordenadora do Planejamento Estratégico, Nathália da Fonseca Costa, fez a apresentação do documento juntamente com o vice-coordenador, Fernando Borges Bosso.

O presidente José Ricardo Caixeta, após tomar conhecimento detalhado do Planejamento, cumprimentou os servidores que trabalharam na elaboração do mesmo e determinou que todas as medidas necessárias sejam implementadas para a sua execução. “Trata-se de um trabalho de fundamental importância para o desenvolvimento da Agrodefesa e vamos garantir todas as condições para que seja plenamente executado”, enfatizou ele.

Integração

O Planejamento Estratégico da Agrodefesa foi elaborado de forma integrada com o Plano Plurianual (PPA) do Governo Estadual, com os princípios do Programa de Compliance Público do Executivo Estadual. A ferramenta consolida o planejamento equilibrado e eficaz, orientando as ações para obtenção de melhores resultados em consonância com os objetivos maiores do Governo Estadual.

No estabelecimento dos objetivos estratégicos, o Planejamento detalha cada um deles, com definições, ações e procedimentos operacionais visando o alcance dos resultados propostos, inclusive com o estabelecimento de indicadores. Todo o conteúdo remete para as competências da Agrodefesa de planejar, normatizar e executar as ações de defesa agropecuária do Estado, bem como promover estudos e integrar as ações na área de sanidade animal e vegetal. O documento reafirma também os valores da Agrodefesa e as diretrizes do Programa de Compliance Público, com foco na transparência, ética, inovação, razoabilidade, gestão de risco e responsabilidade.

Na fase de execução, o Planejamento Estratégico vai incorporar também as bases da plataforma Gestao.Gov.br (do Governo Federal), que recebe, analisa e valida os processos para, posteriormente, acatar os projetos com possibilidade de serem financiados com recursos federais. Na reunião de quarta-feira, a plataforma foi apresentada pelo servidor Aníbal Coelho Lima, que coordena o programa no âmbito da Agência.

Objetivos básicos do Planejamento Estratégico

  • Contribuir para a oferta segura de alimentos à sociedade
  • Contribuir com a auto-sustentabilidade do setor produtivo agropecuário
  • Promover e manter os status zoofitossanitários
  • Assegurar a oferta de alimentos próprios para o consumo humano
  • Promover a qualidade dos insumos agropecuários destinados à produção
  • Ofertar serviços ágeis e inteligentes aos cidadãos
  • Harmonizar processos e procedimentos
  • Aprimorar o relacionamento institucional e gerir a comunicação interna e externa
  • Gerenciar riscos e promover os princípios do Compliance Público
  • Captar, reter, capacitar e desenvolver capital humano
  • Modernizar e aprimorar a infraestrutura e as ferramentas de trabalho
  • Aumentar a captação de recursos financeiros

Presidente da Agrodefesa, José Caixeta, reafirma importância do Planejamento Estratégico e vai se empenhar na sua execução 

Durante a reunião, Aníbal Coelho Lima discorreu sobre a Plataforma Governo.Gov.br, que valida projetos com recursos federais 

A coordenadora Nathália Costa e o sub-coordenador Fernando Bosso, fazem a apresentação do Planejamento Estratégico 

Agência Goiana de Defesa Agropecuária – Governo de Goiás

 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo