Agrodefesa e Seagri DF realizam ação integrada para garantir a segurança sanitária e alimentar em Goiás e no Distrito Federal
Presença conjunta de servidores das duas entidades possibilitou abordagem mais ampla e eficaz
Equipes da Agrodefesa e da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural do Distrito Federal (Seagri DF) uniram forças para uma ação integrada de fiscalização na BR 020, realizada no dia 19 de abril. O objetivo foi identificar qualquer irregularidade que pudesse comprometer a sanidade animal e vegetal, além de evitar possíveis problemas em relação à saúde pública, especialmente em Goiás e no Distrito Federal.
Foram realizadas vistorias para assegurar que o trânsito de animais vivos, produtos e subprodutos de origem animal e vegetal, sementes e mudas, além de agrotóxicos, estivesse em conformidade com a legislação vigente.
Durante a ação, itens como carnes, frutas e defensivos agrícolas foram alvo de inspeção, exatamente para evitar risco de introdução e disseminação de doenças nos rebanhos e pragas em lavouras, assim como garantir a qualidade do produto que chega à mesa da população.
Entre as apreensões estavam 96 quilos de carne e banha suína clandestinas oriundas do Piauí, estado que integra a área não livre de peste suína clássica – sendo um potencial risco sanitário à suinocultura distrital e goiana. Outros itens em desacordo com as normas sanitárias também foram recolhidos pelos profissionais da Agrodefesa e Seagri DF.
“A ação é parte de um termo de cooperação entre as duas entidades. Atuando em conjunto, conseguimos fortalecer a vigilância zoofitossanitária, a proteção ambiental e a segurança dos alimentos que chegam até os cidadãos. Nosso intuito ainda é realizar operações como essa em outros pontos estratégicos na região de fronteira entre o DF e Goiás. A integração colabora com o fortalecimento do serviço e estreita a comunicação das irregularidades que encontramos nas atividades de rotina”, informa o gerente de Fiscalização Agropecuária da Agrodefesa, Janilson Júnior.
“A ação integrada contribuiu para fortalecer a parceria entre o Distrito Federal e Goiás na área de vigilância agropecuária, evidenciando a importância da cooperação entre diferentes esferas do poder público no intuito de evitar o risco de introdução e disseminação de doenças nos rebanhos e pragas em lavouras, além de garantir a inocuidade dos alimentas que chegam à mesa do cidadão”, evidencia a gerente de Fiscalização do Trânsito da Seagri DF, Denise Caldeira.
Comunicação Setorial da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) – Governo de Goiás