Agrodefesa participa da elaboração do Programa Nacional de Capacitação Continuada para o Serviço Veterinário Brasileiro do Mapa
Gerente de Educação Sanitária da pasta, médica veterinária Telma Gonzaga é uma das 27 participantes selecionadas de todo o País
A Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) integrará o projeto de elaboração do Programa Nacional de Capacitação Continuada para o Serviço Veterinário Brasileiro do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). A médica veterinária e gerente de Educação Sanitária da Agrodefesa, Telma Gonzaga, é uma das 27 pessoas selecionadas de órgãos e instituições sanitárias de todo o País para obter formações que visam a capacitação de instrutores de cursos on-line e na construção e atualização de material didático relacionado.
O Programa deverá oferecer uma biblioteca de ensinos a distância, na plataforma Enagro, com acesso livre e gratuito a todas as suas instâncias. “Para nós, da Agrodefesa, é de grande importância fazermos parte desse grupo uma vez que ele vai elaborar um material de referência para a área animal de todo o País. Mostra que a Educação Sanitária, que é um ponto importante da atual gestão, tem muito a contribuir e que o nosso quadro de servidores tem grande expertise capaz de agregar com informações, sobretudo pela realidade que o Estado vivencia”, comenta o presidente da Agência, José Ricardo Caixeta Ramos.
Para a elaboração desse material, os 27 participantes serão capacitados em duas categorias: Instrutor Master, apto a demonstrar competências fundamentais na facilitação de treinamentos; e Design de Aprendizagem, responsável por construir e atualizar conteúdos. As capacitações serão realizadas de março a maio, deste ano, e na sequência começarão a ser desenvolvidos os cursos e materiais orientados pelo Ministério.
“Além de Goiás poder contribuir com sua experiência, poderemos ajudar no direcionamento das necessidades do Estado junto ao Ministério para elaborar materiais de referência para a nossa área animal”, argumenta a gerente Telma Gonzaga. “Também é interessante pois será mais um aprendizado que poderemos replicar na nossa educação sanitária aqui no Estado”, complementa. A Gerência de Educação Sanitária da Agrodefesa foi criada em 2023 e tem, entre suas atribuições, a execução de campanhas educativas e o desenvolvimento de projetos de educação sanitária em consonância com os programas oficiais de defesa agropecuária.
Comunicação Setorial da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) – Governo de Goiás