Comitiva do Indea visita a Agrodefesa para conhecer modelo de gestão
Uma comitiva do Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea) esteve presente na sede da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa), na última quarta-feira (14), para conhecer a eficiência do Sistema de Informação Sanitária de Goiás (Sidago). A expectativa é que a plataforma online criada pela Agrodefesa sirva de modelo para o Indea.
Durante a reunião com a comitiva, o presidente da Agrodefesa Arthur Toledo fez uma rápida apresentação do órgão. Em seguida, foi mostrado à comitiva como é o funcionamento do Sigado. “O Sistema é um grande avanço para a Agrodefesa, na plataforma é possível concentrar quase todas as atividades da Agência e otimizar o serviço tanto para os fiscais como para os outros usuários do Sidago”, destaca Arthur.
O presidente do Indea, Guilherme Linares, acredita que a interação do Instituto com a Agrodefesa é de extrema importância para as duas instituições. “Hoje viemos conhecer como funcionam os sistemas implantados e trocar experiências. Observamos aqui a forma simples e objetiva com o que tudo foi construído. Sem dúvidas, é o modelo que buscamos também para o nosso órgão de defesa”, disse Guilherme.
Além do presidente, também estavam na comitiva do Indea Hélcio Campos, Thiago Tunes e Istrio Rodrigo de Camargo. Já pela Agrodefesa participaram o diretor Técnico, Auro Borge, os assessores técnicos, Rossana Serrato e Eurípedes Amorim; o gerente de Sanidade Vegetal, Mário Sérgio de Oliveira; o gerente de Fiscalização Vegetal, Márcio Oliveira e o servidor da TI, Kennedy Arantes.
Sidago
Segundo o gestor de Tecnologia da Informação (TI) da Agrodefesa, Carlos Howes, a Agência concentra todas as suas atividades técnicas e administrativas no Sidago, uma plataforma on line no qual é possível acompanhar as atividades a qualquer hora, e em tempo real. “O Sistema, que entrou em uso em 2011, é divido em módulos ou sub-sistemas, agrupando um número cada vez maior de funcionalidades”, conta Carlos.
Hoje o Sidago já atende as áreas de Almoxarifado, Patrimônio, Defesa Sanitária Animal, Defesa Sanitária Vegetal, Fiscalização, Cadastros, Registros, entre outras. “A plataforma não é usada somente por funcionários do estado como também por responsáveis técnicos, parceiros e inclusive o próprio produtor rural, que já consegue tirar um extrato de seu rebanho ou tirar a Guia de Trânsito Rural (GTA) usando o sistema por meio do Cartão Rural”, detalha o gestor.
Texto: Leydiane Alves / Foto: Cleomar Nascimento – Assessoria de Imprensa da Agrodefesa