Agrodefesa realiza ação de educação sanitária junto a universitários, em Ouro Verde de Goiás
Foi visitada uma queijaria artesanal, no município, e abordadas questões relacionadas ao trabalho da Agência, como sanidade animal e inspeção, além do Selo Arte
Como forma de divulgar as ações de defesa agropecuária junto ao meio acadêmico, por meio da educação sanitária, a Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa), órgão do Governo de Goiás, participou na segunda-feira (19/12) de uma visita e aula prática sobre queijaria artesanal, promovida pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás). A participação do órgão foi solicitada pela professora da disciplina de Inspeção, Ursula Nunes, e a ação envolveu 29 estudantes do 7º ao 9º período do curso de graduação em Medicina Veterinária, que estiveram na Queijaria Tino Weber, em Ouro Verde de Goiás.
A equipe da Agrodefesa apresentou as atividades realizadas pelo órgão em relação à defesa agropecuária, com foco na inspeção de queijos artesanais e a sanidade do rebanho certificado como livre de brucelose e tuberculose. Participaram pela Agrodefesa, o gerente de Educação Sanitária em exercício, Hidelbrando Amaral, o coordenador da Unidade Regional Rio das Antas, Marcelo Sales, e os servidores Amanda Rabelo (Educação Sanitária), Sivane Dorneles (Gerência de Sanidade Animal), Flávia Ribeiro e Fernanda Balestra (Gerência de Inspeção).
“Essa aproximação com o meio acadêmico e os futuros profissionais é de grande importância para a defesa agropecuária do Estado. Foram apresentadas, por exemplo, as obrigações legais que a profissão de médico veterinário tem, principalmente com relação a doenças de notificação obrigatória”, explica Hidelbrando.
Além disso, ele relata que foram apresentados os ramos de atuação para o médico veterinário, nesta área, como Responsável Técnico de queijaria, responsável pela certificação da propriedade (livre de brucelose e tuberculose), vacinação contra brucelose (profissional cadastrado), colheira e realização de exame de brucelose e tuberculose (profissional habilitado), atuar como profissional do serviço veterinário oficial, entre outros.
A queijaria, de propriedade do casal Tino Weber e Rosana, é acompanhada pela Unidade Regional Rio das Antas, que esteve presente durante o processo de obtenção do Selo Arte. Durante a visita, eles relataram como se deu o início do empreendimento, as dificuldades pelas quais passaram e os auxílios recebidos para o desenvolvimento da agroindústria familiar. Também informaram sobre atenção ao bem-estar animal, desde a alimentação, rotação de pastagem e o cuidado com os bezerros e as vacas em lactação.
A equipe da Agrodefesa apresentou, ainda, aos estudantes, questões relacionadas ao cadastro da propriedade, necessidade de atualização, entrega de atestados de vacinação contra brucelose e raiva de herbívoros, testagem, abate sanitário e certificação, cuidados com aplicação da vacina, entre outros pontos. Também foram abordadas diferenciação entre a produção artesanal e a produção industrial, Serviço de Inspeção Estadual e boas práticas.
“Além do trabalho de educação sanitária com os alunos, a visita também foi importante pelo papel da Agrodefesa com os proprietários, que demostraram interesse em expandir o número de produtos certificados, e que puderam ter uma visão melhor da agência em relação ao serviço de inspeção, sendo reiterado que o órgão não é apenas fiscalizador, mas um agente parceiro e orientador”, finaliza Hidelbrando.
Comunicação Setorial da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) – Governo de Goiás