Operações da Agrodefesa e parceiros resultam na retirada de produtos impróprios para consumo e que ofereciam riscos de contaminação ambiental e humana
Ações foram realizadas em Nerópolis e Caiapônia, com foco em proporcionar maior segurança e qualidade para a sociedade
Com o intuito de garantir a qualidade do alimento e de produtos que chegam até a população goiana, a Agrodefesa tem atuado, por meio de diversas ações, para evitar que itens impróprios sejam comercializados no Estado e ofereçam riscos aos consumidores.
Na última sexta-feira (23/06), em uma ação em Nerópolis, fiscais estaduais agropecuários da Agência apreenderam, aproximadamente, 1.000 quilos de doces derivados de leite, de qualidade duvidosa, em duas fábricas clandestinas. Além da falta de registro, as empresas não estavam adequadas a produzir. Uma delas, por ser reincidente, foi autuada. O trabalho em campo teve o apoio da Polícia Militar do município.
Já em Caiapônia, a Agrodefesa e a Polícia Civil do Estado de Goiás, por meio da Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Rurais/DERCR, com apoio da Delegacia de Polícia do município, realizaram a “Operação Tóxico”. O objetivo foi o cumprimento de mandado de busca e apreensão por causa de investigações que apuraram crime de armazenamento ilegal de embalagens de agrotóxicos.
Os fiscais da Agência e os policiais verificaram produtos perigosos armazenados irregularmente, oferecendo riscos de contaminação ambiental e humana. Também não havia rótulos de riscos no local, nem placas de advertência, contrariando as normas técnicas e a legislação ambiental, bem como a bula dos próprios produtos. Foi feita apreensão de 60 fardos de embalagens de agrotóxicos prensadas prontas para o transporte, diversas embalagens de agrotóxicos vazias, bem como de um caminhão Mercedes bens avaliado em mais de R$ 200.000,00.
Com isso, houve descumprimento às exigências estabelecidas na legislação pertinente, crime previsto no Artigo 15 da Lei nº 7802, com pena de reclusão, de dois a quatro anos, além de multa.
Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) – com informações da Polícia Civil do Estado de Goiás