Governo de Goiás divulga ranking do Programa de Compliance Público e destaca órgãos que mais avançaram
Agrodefesa conquistou o primeiro lugar (Grupo 2) da Edição de 2022 e também alcançou a maior pontuação geral entre as unidades administrativas do Governo, com a nota 9,4
O Governo de Goiás realizou hoje (7/12) a cerimônia de divulgação dos resultados do Ranking do Programa de Compliance Público (PCP) em 2022 e premiou os órgãos que mais se destacaram. Os trabalhos foram coordenados pelo secretário-chefe da Controladoria-Geral do Estado, Henrique Ziller. O PCP mede o esforço de cada órgão e entidade do Poder Executivo Estadual na implementação dos eixos de Ética, Transparência, Responsabilização e Gestão de Riscos.
A Agência Goiana de Defesa Agropecuária atingiu a maior pontuação no Grupo 2, na edição deste ano, mas também foi o órgão que obteve a nota mais alta no conjunto das Pastas, alcançando 9,4. A solenidade, que reuniu os representantes dos 45 órgãos que participaram do PCP este ano, foi realizada no Auditório do Palácio Pedro Ludovico Teixeira. O ranking do Programa é coordenado pela Controladoria-Geral do Estado. O secretário Geral da Governadoria, Adriano Rocha Lima, representou o governador Ronaldo Caiado.
A Agrodefesa marcou presença no evento com participação do presidente José Essado; dos diretores de Defesa Agropecuária, Sérgio Paulo Coelho, e de Gestão Integrada, Augusto Amaral Rocha; da secretária Executiva do Comitê Setorial, Elíria Alves Teixeira; do representante da Secretaria Executiva do Conselho e membro do Órgão Colegiado de Defesa Vegetal, José de Souza Reis Filho; do coordenador da Unidade Regional Rio dos Bois em São Luís de Montes Belos, Israel Mendes Ivo; do gerente de Tecnologia, Carlos Howes; do assessor da Diretoria de Defesa Agropecuária, Ramon Rizzo Vasques, e da assessora da Diretoria de Gestão Integrada, Karla Caetano.
Satisfação
Ao término da solenidade, o presidente José Essado disse que o resultado do PCP traz muita alegria a todos os servidores da Agrodefesa. “Não imaginávamos que chegaríamos ao primeiro lugar no ranking, mas chegamos. Isso se deve ao trabalho intenso do Comitê Setorial e também da Secretaria Executiva do Comitê, exercida pela nossa assessora Técnica, Elíria Teixeira”, enfatizou Essado.
Ele também dedicou a premiação a todos os servidores da Agência, pelo empenho, dedicação e comprometimento de cada um no processo de implementação e execução do PCP na Agência. “Essa conquista se deve ao extremo compromisso dos nossos colaboradores, que trabalham com foco na integridade, na transparência e zelo pela coisa pública. Nós demos apoio, mas o resultado demonstra o esforço de todos”, reforçou Essado. O servidor Israel Mendes Ivo, coordenador da Unidade Regional Rio dos Bois em São Luís de Montes Belos, recebeu certificado por ter concluído o ciclo de cursos do Compliance.
O Programa
O Programa de Compliance Público do Governo de Goiás (PCP) foi instituído pelo Decreto nº 9.406 de junho de 2020, com o objetivo de disseminar nos diversos órgãos da administração estadual as ações ligadas aos eixos de Ética, Transparência, Responsabilização e Gestão de Riscos. O foco principal é garantir a transparência da gestão pública, que deve ser baseada em boas práticas de governança, no controle da gestão governamental e na conduta ética de todos os servidores.
Este ano, os órgãos do Governo Estadual foram divididos em grupos para efeito de avaliação pela Controladoria-Geral, considerando o número de servidores que cada unidade administrativa possui, sendo que a Agrodefesa está inserida no Grupo 2. Em cada Grupo foram contemplados órgãos que também se destacaram na implementação do PCP, principalmente em relação ao Eixo 4, que trata da gestão de riscos. Na implementação do Programa, a Agrodefesa conta com a consultoria do Assessor de Controle Interno da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento e Consultor da CGE, Tiago Vieira Borges.
Equipes
O Comitê Setorial do PCP na Agrodefesa é composto pelo presidente José Essado; pelo diretor de Defesa Agropecuária, Sérgio Paulo Coelho; diretor de Gestão Integrada, Augusto Amaral Rocha; chefe da Procuradoria Setorial, João Cláudio Capela de Amorim; chefe da Comunicação Setorial, Paulo Lício e chefe de Gabinete, Luiz Bruno Roriz
Já a Secretaria Executiva do Comitê Setorial tem como membros a assessora Técnica da Presidência, Elíria Alves Teixeira, que também é a secretária Executiva do Comitê; o membro do Órgão Colegiado de Defesa Vegetal, José de Souza Reis Filho; o gerente de Tecnologia, Carlos Henrique de Castro Howes; a assessora da Diretoria de Gestão Integrada, Karla Caetano Fernandes; o gerente do Laboratório de Análise e Diagnóstico Veterinário, Rafael Costa Vieira; o coordenador da Unidade Regional Rio das Antas em Anápolis, Renan Willian Martins de Abreu; o assessor da Diretoria de Defesa Agropecuária, Ramon Rizzo Vasques, e a gerente de Sanidade Vegetal, Daniela Rézio e Silva.
Solenidade de premiação dos órgãos no âmbito do Programa de Compliance Público. Henrique Ziller, secretário-chefe da CGE destaca resultados
Presidente José Essado ao lado do secretário da Agricultura, Tiago Mendonça, servidores da Agrodefesa, presidente da Emater, Pedro Leonardo, e o consultor Tiago Borges
José Essado recebe o troféu das mãos do secretário-chefe da Controladoria-Geral do Estado, Henrique Ziller
Israel Mendes Ivo, coordenador da UR Rio dos Bois, recebe certificado de cursos do PCP
Agência Goiana de Defesa Agropecuária – Governo de Goiás