Agrodefesa conquista Selo Ouro 2022 em Transparência Pública e Nível 2 no Programa de Maturidade das Ouvidorias do Estado

Avaliações são realizadas pela Controladoria-Geral do Estado, com base em critérios técnicos e administrativos, e em conformidade com o Programa de Compliance Público do Governo de Goiás

A Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) conquistou pelo terceiro ano consecutivo o Certificado e o Selo Ouro 2022 em Transparência Pública e Excelência, conferido pelo Governo de Goiás por meio da Controladoria-Geral do Estado (CGE) em parceria com o Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE). A honraria leva em conta a implementação, o desenvolvimento e os avanços consolidados pela Agência em ações de transparência pública e boas práticas de gestão.

O presidente da Agrodefesa, José Essado, reforça que a premiação é um grande estímulo a todos os servidores porque evidencia os avanços implementadores com o objetivo de ampliar a transparência das ações, focadas no zelo da coisa pública e na correta aplicação dos recursos, garantindo o atendimento das demandas legítimas da população. “Mais uma vez destaco o esforço das nossas equipes, pelo empenho em cumprir todas as orientações repassadas pela Controladoria, o que permitiu alcançar índice de 100% na transparência pública e também atingir o nível 2 no Programa de Maturidade das Ouvidoras”, enfatizou o presidente.

O responsável pela Transparência na Agrodefesa, José de Souza Reis Filho, explica que o ranking é elaborado com rigor técnico e administrativo pela CGE, com base na transparência ativa (informações divulgadas no site) e passiva (informações solicitadas pelos cidadãos), por meio da página de acesso à informação do órgão e também pelo Sistema de Ouvidoria. Além da Agrodefesa, outros 36 órgãos da Administração Estadual foram avaliados, todos com pontuação acima de 90%, e contemplados com o Selo Ouro da CGE.

Ouvidoria

Também este ano, a Agrodefesa conquistou o nível 2 do Programa de Maturidade das Ouvidorias do Estado de Goiás, coordenado pela Superintendência de Participação Cidadã e Controle Social da Controladoria-Geral do Estado. Para tanto, cumpriu todas as recomendações técnicas no que diz respeito à infraestrutura das instituições do poder executivo, conforme atestado pela CGE. Em 2022, o foco principal foi alcançar o nível 2, considerando que todas as ouvidorias setoriais do Executivo já estavam no nível 1, tornando possível implementar o processo de medição e certificação.

A coordenadora da Ouvidoria Setorial da Agrodefesa, Rassana Serrato, explicou que a obtenção do nível 2 de maturidade é muito importante, porque demonstra que o processo está em evolução. “O Programa é composto por cinco níveis de maturidade, que seguem um processo paulatino de implementação”, explica a coordenadora. Em todos os níveis, o objetivo central é desenvolver a capacidade institucional das ouvidorias setoriais, tornando-as capazes de dar respostas rápidas e eficientes aos cidadãos em todas as áreas do Executivo Estadual. Para atingir o nível 2, a ouvidoria setorial da Agrodefesa atendeu a todos os pontos alinhados na Matriz de Maturidade da CGE, a saber:

  • Garantir acesso do público às ouvidorias
  • Garantir equipamentos mínimos para atendimento das demandas do público pelas ouvidorias
  • Garantir força de trabalho conforme formulário respondido pelas ouvidorias setoriais em 2021
  • Assegurar que as ouvidorias e interlocutores, por iniciativas próprias, aumentem continuamente suas capacidades profissionais
  • Garantir estruturação de práticas profissionais e de processos de ouvidoria
  • Garantir o controle contínuo da atividade de ouvidoria
  • Garantir que a ouvidoria realize o monitoramento e a avaliação da Carta de Serviços da instituição
  • Estabelecer o fluxo de registro de todas as manifestações registradas na ouvidoria
  • Garantir acesso da ouvidoria a todas as áreas e departamentos técnicos da instituição

  

 Comunicação Setorial da Agrodefesa – Governo de Goiás

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo