Agrodefesa marca presença em eventos nacionais de Inspeção de Produtos de Origem Animal

Foco principal é a discussão dos avanços e inovações nas ações de inspeção sanitária, troca de experiências bem-sucedidas e difusão de trabalhos científicos

Até a próxima sexta-feira (29), três médicos veterinários da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) participam em Foz do Iguaçu (PR) de eventos de fundamental importância para o avanço da inspeção de produtos de origem animal no Brasil. Um deles é o 8º Encontro do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal; os outros, o 10º Congresso Latino-Americano e 16º Congresso Brasileiro de Higienistas.

Da Agência estão presentes o gerente de Inspeção médico veterinário Paulo Viana Filho; o gerente de Fiscalização Animal médico veterinário Janilson Azevedo Júnior e a fiscal estadual agropecuária médica veterinária Sandra Ferreira Campos. A abertura oficial foi realizada na noite de terça-feira (26), seguida de palestra magna da especialista Ana Lúcia de Paula Viana, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. O presidente da Agrodefesa, José Essado, sustenta que a participação de profissionais da Agência é muito relevante para a atualização de conhecimentos visando a adoção de práticas eficientes de inspeção em Goiás.

Em palestra proferida no evento, Paulo Viana Filho, mostrou aos participantes, inclusive dirigentes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), os avanços e experiências positivas do Serviço de Inspeção do Estado de Goiás (SIE), especialmente quanto aos aspectos de gestão e inspeção de produtos de origem animal. A principal inovação apresentada foi quanto à inspeção das empresas em Goiás como base no risco. Vale ressaltar que o Estado foi reconhecido como equivalente junto ao Sisbi-POA em 2014.

Focos principais

A realização dos eventos está a cargo do Colégio Brasileiro de Médicos Veterinários e Higienistas de Alimentos. A programação é ampla, reunindo temas específicos do cotidiano da inspeção de produtos de origem animal até questões mais abrangentes como o impacto da pandemia em indústrias processadoras de carne e exportação. Em relação aos temas mais técnicos, estão sendo realizados painéis, mesas-redondas e palestras sobre alternativas para a cura de produtos cárneos; consumo de animais exóticos e o risco de aparecimento de novas doenças; mudanças trazidas pela pandemia da Covid-19 no comércio e varejo de alimentos; segurança de queijos artesanais elaborados com leite cru e diversos outros.

Um ponto relevante inserido na programação é a questão do planejamento da fiscalização com base em risco e das análises oficiais de verificação de conformidade, medida que já é colocada em prática pela Agrodefesa. Também estão em pauta discussões sobre estratégias para incremento das adesões dos Serviços de Inspeção Municipal (SIM) ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-POA) e ainda avaliação dos resultados da gestão do Sisbi-POA no período de 2019-2021.

Gerente de Inspeção da Agrodefesa, Paulo Viana Filho, mostra experiências de Goiás e avanços na gestão da inspeção de produtos de origem animal  Eventos nacionais em Foz do Iguaçu reúne profissionais de todos os Estados brasileiros. Em pauta, avanços e inovações na inspeção de produtos de origem animal

Comunicação Setorial da Agrodefesa – Governo de Goiás

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo