Agrodefesa realiza monitoramento da ocorrência da Ferrugem Asiática da Soja em Goiás
Por solicitação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), a Agrodefesa realizou no período de novembro de 2021 a março de 2022, o monitoramento da ocorrência da Ferrugem Asiática da Soja em Goiás.
Nesse período os Fiscais da Agrodefesa realizaram inspeções em 266 lavouras de soja, das quais 218 lavouras não foi constatada a presença da Ferrugem Asiática, e nas demais lavouras foi contatado baixa incidência da praga.
O relatório técnico referente ao monitoramento será encaminhado à Superintendente Federal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento em Goiás (SFA/GO), para posterior envio para Coordenação Geral de Proteção de Plantas (CGPP), do MAPA para consolidação em nível nacional.
Esses dados confirmam o quanto o cumprimento das medidas legislativas como o calendário de semeadura e vazio sanitário colaboram para a prevenção e controle desta praga que é considerada uma das principais responsáveis por ocasionar perdas econômicas na produção da soja.
Nesse sentido, a Agrodefesa reforça a necessidade dos produtores de cadastrarem as lavouras no Sistema de Defesa Agropecuário (Sidago) no site da Agrodefesa (www.agrodefesa.go.gov.br) para que possam ser orientados também quanto a importância da destruição das plantas voluntárias de soja (tiguera), e o transporte adequado dos grãos de forma a manter o Ferrugem Asiática sob controle no Estado.