AGRODEFESA RECEBE INVESTIMENTOS DO GOVERNO DO ESTADO

O Governo de Estado, entregou, nesta sexta-feira (11/02), 24 veículos novos, tipo camionetes, além de vários equipamentos, para a Agrodefesa.

SOBRE OS INVESTIMENTOS

Foram locadas pelo Governo de Goiás, 24 camionetes, e estas substituem, parcialmente, a frota própria, que circula há cerca de 10 anos. No final de 2021, a Agência já havia colocado em circulação outros 70 veículos novos, também oriundos de locação.

O contrato de locação das camionetes, terá duração de 20 meses e representa investimento de quase R$ 1,5 milhão.

Além dos veículos, foram entregues, 50 impressoras multifuncionais, 50 purificadores/bebedouros, 12 Drones, 35 ar condicionados, representando um investimento da ordem de R$ 355 mil.

O Governo do estado, por meio da Secretaria da Economia, combinado a eficiência da gestão administrativa, liderada pela Secretaria de Estado da Administração (SEAD), possibilitaram que os recursos fossem direcionados a Agência.

De acordo com Presidente José Essado, “todas as regionais estão sendo aparelhadas para que, além de fazer cumprir todo controle sanitário, através da fiscalização de trânsito, em indústrias, e em propriedades rurais, o objetivo principal é, propiciar a adequada condição de trabalho aos servidores que atuam na Defesa Agropecuária do Estado, garantindo, assim, um agronegócio ainda mais forte e alimentos mais seguros. O Presidente ressalta ainda, a importância do trabalho de educação sanitária que tem sido desenvolvido, visando sobretudo, a orientação aos produtores para que possam cumprir toda legislação.

Representando o Governador Ronaldo Caiado, o Secretário de Agricultura, Tiago Freitas de Mendonça, destacou a importância das parcerias institucionais, para que todos consigam cumprir suas missões.
Por fim, o Secretário, deixou claro a todos que, a gestão séria do governador Ronaldo Caiado, combatendo energicamente a corrupção, é que tem possibilitado o estado a fazer investimentos em todas áreas.

“O serviço oficial de defesa agropecuária é um dos fatores responsáveis pela consolidação de Goiás como um dos Estados mais produtores e desenvolvidos no cenário de agropecuária no Brasil e no mundo”, referendou o presidente da Empresa de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater), Pedro Leonardo Rezende.

Já o Diretor de Gestão Integrada, Augusto Amaral, ressalta que, como órgão regulador e de fiscalização, a agência zela pela oferta de produtos de qualidade, além de contribuir para a preservação do meio ambiente e o acesso dos produtos agropecuários de Goiás aos mercados consumidores dentro e fora do país.

AGRODEFESA USARÁ DRONES NAS AÇÕES DE DEFESA AGROPECUÁRIA

Esta inovação tecnológica, será fundamental para aprimorar e agilizar o monitoramento de rebanhos e lavouras, proporcionando mais qualidade à produção agropecuária.
Após a aquisição dos Drones, a Agência, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Goiás (Senar-Goiás), promoveu a capacitação de servidores da para o uso de veículos aéreos não tripulados. O curso, com 3 módulos e duração total de 56 horas/aulas, teve como objetivo, capacitar servidores que atuam nas áreas de defesa sanitária animal e vegetal, para o uso correto dos equipamentos.

O presidente da Agrodefesa, José Essado, enfatiza que a utilização de novas ferramentas tecnológicas é um passo fundamental para aprimorar e agilizar as múltiplas tarefas desenvolvidas pela Agência. “Estamos promovendo a modernização, investindo em tecnologia e capacitando os servidores para melhorar a qualidade dos nossos serviços e colocar Goiás entre os Estados mais tecnificados na execução das políticas públicas de controle sanitário animal e vegetal”, argumentou ele.

RESTRUTURAÇÃO E MELHORIA NAS CONDIÇÕES DE TRABALHO NAS UNIDADES REGIONAIS E LOCAIS

A Agência, está presente em 237 municípios goianos com unidades regionais e locais. As atividades técnicas são desenvolvidas por médicos veterinários, engenheiros agrônomos, engenheiros de alimentos e zootecnistas, que atuam como fiscais estaduais agropecuários, e ainda por agentes de fiscalização agropecuária. Incluindo o pessoal administrativo, o quadro de colaboradores da Agrodefesa soma 1.200 servidores.

Neste o ano de 2022, a Agrodefesa, assim como ocorreu em 2021, através de recursos do Governo do Estado e do Fundepec, continuará realizando reformas e reparos em unidades locais e regionais. Estes mais recentes investimentos, em ar condicionados, bebedouros, impressoras, entre outros, garantirão melhores condições de trabalho aos servidores, bem como, um ambiente mais adequado e digno, para atendimento aos produtores goianos.

Estiveram presentes à solenidade o superintendente do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) em Goiás, José Eduardo França e o auditor Fiscal Federal André Brandão, inúmeros servidores da Agrodefesa, entre eles: Chefe de Gabinete, Diretores, Coordenadores Regionais, Gerentes, Assessores, Fiscais, Agentes e Administrativos, servidores da SEAPA e EMATER e demais convidados.

 

 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo