LASO/LABSEM tem credenciamento no RENASEM renovado até 2026 e se firma como polo de análises de sementes no Centro-Oeste
O Laboratório Oficial de Análise de Sementes – LASO/LABSEM da Agência Goiana de Defesa Agropecuária – AGRODEFESA teve seu certificado de credenciamento no Registro Nacional de Sementes e Mudas – RENASEM, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA, renovado até 2026. A renovação acontece após aprovação em auditoria, finalizada neste mês de maio.
Desta forma, o LASO/LABSEM – credenciado no RENASEM/MAPA desde 2006 – segue habilitado para realizar análises oficiais das amostras de sementes encaminhadas pelas agências de defesa de vários estados e atendendo a produtores rurais interessados em saber a qualidade das sementes que estão adquirindo.
“A renovação do credenciamento comprova a competência técnica do laboratório, confirmando a qualidade na emissão de resultados precisos e confiáveis”, afirma a gerente do LABSEM, engenheira agrônoma Anna Carla Souza Luccas.
Esse resultado foi possível devido ao apoio do presidente José Essado Neto e das diretorias do órgão para manter o laboratório equipado e a equipe focada na melhoria contínua do Sistema de Gestão da Qualidade.
A auditoria realizada pelo MAPA confere a rastreabilidade das amostras dentro do laboratório, a capacitação dos profissionais que realizam as análises, a realização de ensaios de proficiências, a frequência da calibração dos equipamentos utilizados, a validade dos materiais laboratoriais e químicos utilizados para a realização das análises, entre outros aspectos da atuação da unidade. O objetivo é a garantia da qualidade do trabalho e a conformidade com a norma NBR ISO/IEC 17.025:2017.
Legislação
A renovação do credenciamento atende o disposto no Decreto nº 10.586 de 18 de dezembro de 2020, que estabelece que os laboratórios oficiais de análise de sementes sejam credenciados no RENASEM, com validade de cinco anos e possibilidade de renovação por períodos iguais, desde que solicitado e atendidas as exigências previstas no decreto em norma complementar.
Com mais essa conquista, a AGRODEFESA se firma como polo de análise de sementes no Centro-Oeste, atendendo a produtores, agências de outros estados e inclusive o MAPA.