Agroativo, que mapeia e monitora o uso de agrotóxicos, integra o Programa Goiás de Resultados
O uso adequado dos defensivos agrícolas é fundamental para garantir a produção e a oferta de alimentos seguros à população
Ferramenta que visa a identificação das propriedades rurais e dos estabelecimentos comerciais com registro eletrônico das informações no Sistema de Defesa Agropecuária de Goiás (Sidago) da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa), o Agroativo é um dos produtos inseridos na Meta 19 – Goiás Digital, do Programa Goiás de Resultados, coordenado pelo vice-governador Lincoln Tejota.
O software focaliza o desenvolvimento de ações de fiscalização, educação sanitária, instrução, capacitação, divulgação e repasse de informações técnicas que orientam sobre a utilização segura e eficaz dos agrotóxicos, de modo a reduzir os efeitos prejudiciais à saúde das pessoas, aos animais e ao meio ambiente.
O Agroativo é desenvolvido no contexto do Sistema de Inteligência e Gestão Estadual de Agrotóxicos (Sigea), instituído por meio da Instrução Normativa Agrodefesa nº 03/2019, que tem como objetivo monitorar a comercialização, o armazenamento, o uso e a devolução de embalagens vazias de agrotóxicos.
Nesse conjunto de atividades, o Agroativo contribui principalmente para o estabelecimento de metas quantitativas e qualitativas específicas de fiscalização do segmento de agrotóxicos, com foco nos dados evolutivos dos estabelecimentos rurais e comerciais. Atualmente, 50% das ações de implementação do software já foram concluídas.
Importância
José Essado, presidente da Agrodefesa, argumenta que o Sigea e o Agroativo são ferramentas de fundamental importância, que estão agregando ganhos significativos no ordenamento dos segmentos envolvidos na questão dos agrotóxicos, bem como às atividades específicas de utilização correta dos defensivos agrícolas.
Segundo ele, todos os dados obtidos pelos fiscais estaduais agropecuários são lançados no Sidago, o que facilita a visualização dos resultados com uso de ferramentas tecnológicas auditáveis. Também destaca o uso de ferramentas de gestão como Business Inteligence (BI) já implantado na Agrodefesa.
Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) – Governo de Goiás – 3201-3546.